UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Projeto ‘HCR na Escola’ é apresentado à comunidade

Publicado em: 09/10/2014 às 17:32

Ação visa despertar nas crianças o interesse pela prática do Handebol em Cadeira de Rodas

Equipe da Atacar recebe chave do veículo Van adquirido com recursos do projeto Criança Esperança
Norton Rodrigues, da equipe infantil da Atacar, exibe a nova cadeira adaptada
Veículo será utilizado no transporte dos atletas que participarão do projeto

Toledo foi a cidade escolhida pela Abrhacar (Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas) para desenvolver de forma inovadora o projeto ‘HCR na Escola’, que conta com a parceria da Petrobrás. O lançamento aconteceu na semana passada, no Câmpus II da Universidade Paranaense – Unipar.

O evento contou com a presença do vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, do presidente da Abrhacar, professor Décio Calegari, da secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves, do diretor da Unipar, Roberto Niero, da vereadora Sueli Guerra, do coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Gilberto da Silva, e do presidente da Atacar, Ronaldo Gonçalves.

O projeto tem como objetivo popularizar a prática do paradesporto em cadeira de rodas. A execução das ações acontecerá por meio da Atacar (Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas), com apoio da Unipar e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo.

Aquisição

Para esta iniciativa foram adquiridas nove cadeiras de rodas adaptadas ao esporte, desenvolvidas a partir de um projeto inovador de tecnologia assistida, com recursos do Prêmio Petrobrás de Esporte Educacional conquistado pela Abrhacar. “Toledo foi pioneira na prática dessa modalidade esportiva e possui uma das mais bem estruturadas equipes de handebol em cadeira de rodas do mundo. Por isso, o projeto será desenvolvido aqui, no berço do HCR”, destaca o presidente da Abrhacar, Décio Calegari.

Segundo o professor, as cadeiras foram criadas para serem utilizadas na iniciação do atleta no HCR. “Elas não serão usadas em competições, mas sim no processo de adaptação e desenvolvimento do atleta”, afirma, acrescentando que os equipamentos são próprios para pessoas com ou sem lesões medulares.

É o caso do jovem Norton Rodrigues, de 12 anos, que integra a equipe infantil da Atacar. Ele utilizará uma das cadeiras adaptadas para se aperfeiçoar na modalidade. “Estou feliz em fazer parte desta equipe e ansioso para começar a treinar”.

Mais recursos No lançamento do projeto ‘HCR na Escola’ foi entregue ainda o veículo modelo Van, adquirido com recursos do projeto Criança Esperança. Ele será utilizado no transporte das crianças que participarão dos treinos.

Para o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, o município de Toledo conta com uma das melhores estruturas para o desenvolvimento dos esportes adaptados. “Os projetos em andamento na cidade mostram que a união dos esforços alavanca o paradesporto no Brasil”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Atacar

Redes sociais>