Você está aqui: Notícias > Umuarama: Esporte e a pessoa com deficiência é tema na Semana de Educação Física
Umuarama: Esporte e a pessoa com deficiência é tema na Semana de Educação Física
Publicado em: 09/10/2014 às 16:52
Assunto foi discutido pelo professor, gestor e ex-atleta paraolimpíco Moises Domingues Batista
Superação, garra, motivação, vontade de vencer, campeão. Essas palavras foram a tônica da palestra ministrada pelo professor e ex-atleta paraolimpíco Moises Domingues Batista, na Semana Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar. O convidado, que é de Curitiba, falou sobre ‘Esporte e a pessoa com deficiência: Uma ferramenta de oportunidades’ para um público formado por mais de 250 estudantes.
Citando a própia história como inspiração, o deficiente físico motivou alunos e professores a lutar pelos sonhos. Também enalteceu a importância do relacionamento social na busca dos ideais. “A convivência com o outro é o que nos faz sermos parte da sociedade”.
Campeão brasileiro e mundial de natação, o atleta representou o Brasil nas paraolimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008). Nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara/México, em 2011, conquistou medalha de prata. Atualmente, ele é coordenador de Paradesporto da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba e integrante da Seleção Brasileira de Rugbi em Cadeira de Rodas, pela qual conquistou medalha de bronze no Parapan-americano de Alabama/USA.
A Jornada foi aberta pela coordenadora do curso, professora Silvia Sarto, que enfatizou a importância do evento para a formação acadêmica. “O mercado está em busca de um profissional que seja crítico, inovador, criativo. Mas, para que isso aconteça, é preciso que ele tenha um ensino de excelência, com a promoção de atividades como essa, que o coloca de frente com temas releventas da área, discutidos por especialistas preocupados em compartilhar suas experiências”. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, prestigiou.
Em seguida, o presidente do CREF/PR (Conselho Regional de Educação Física), professor Antonio Eduardo Branco, foi convidado para palestrar. Ele veio de Curitiba para falar do Sistema Confef/Cref´s - Inserção Mercadológica. Com o tema ‘O Profissional de Educação Física e sua Inserção Mercadológica’, a Semana também foi pautada por minicursos e atividades culturais. Ginástica Laboral foi o assunto discutido pelo professor Rony Tschoekel. Justiça Desportiva foi o tema debatido pela professora Andreia Marcia Horst, membro do Tribunal Permanente de Justiça Desportiva do Paraná.
Os trabalhos continuaram com as turmas aprendendo os segredos da arte circense, com o membro do CREF, professor Idalino Pietsch. Para falar sobre o papel do profissional de Educação Física no Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) veio o especialista em Filosofia do Exercício, professor Marcelo Guimarães. Futsac, atividade física na terceira idade, esportes adaptados, modalidade de parkour, fundamentos do treinamento esportivo aplicados no futsal, crossfit e dança foram outros assuntos debatidos com as turmas.
A ‘Mostra Científica’, com exposição de mais de 50 trabalhos em painéis, também integrou as atividades.