Você está aqui: Notícias > Umurama: Workshop de marketing da Unipar aguça criatividade de estudantes
Umurama: Workshop de marketing da Unipar aguça criatividade de estudantes
Publicado em: 08/10/2014 às 11:05
Equipes tiveram que desenvolver produtos e marcas; evento integrou Jornada de Ciências Empresariais e Gestão Comercial
A prática de atividades que englobam os conteúdos estudados no curso tem como foco principal colocar o universitário em contato o dia a dia da profissão escolhida. Levado a sério pelos estudantes em diversas ações ao longo do ano letivo, esse é um dos tripés que movem a Universidade Paranaense – Unipar.
No Workshop de Marketing, que integrou a 15ª Jornada de Ciências Empresariais e a 7ª Jornada de Gestão Comercial, as duas turmas do 2º ano de Administração tiveram a oportunidade de praticar teorias vistas em sala de aula, desenvolver um novo produto, uma nova marca.
“Nossa ideia é que eles desenvolvam o senso crítico para a criação dos benefícios de um novo produto e o que este trará de diferente ao consumidor daquele oferecido pelo concorrente. O processo de criação do produto também deverá estar atrelado à tática de marketing desenvolvida pela empresa de cada equipe”, explica a professora Ana Paula de Lima, que coordena os trabalhos.
O Workshop acontece há oito anos por meio da disciplina Administração Mercadológica. Neste ano, 24 equipes participaram. O grupo formado pelos estudantes Renan Cesar Picirilo, Mateus Gelde, Victor Coutinho, Leonardo Vieira e Sandro Rogerio de Oliveira criaram o Misteria Fast Food, que serve misto quente com recheios de doces e salgados: doce de leite, banana com leite condensado e mussarela, brigadeiro, presunto e mussarela, calabresa e vegetariano (cenoura, alface e molho verde).
“Queríamos criar algo diferente na área da culinária, que chamasse atenção do consumidor, então surgiou a ideia do sanduíche com sabores diferentes”, explica o aluno Mateus Gelde. A guloseima foi degustada durante apresentação dos produtos e das marcas no salão de eventos do Câmpus 3.
“É uma delícia, está aprovado”, disse a visitante Aline Castruchi. “Muitos se surpreenderam com os sabores. Devido à boa aceitação, quem sabe em um futuro próximo poderemos montar a primeira rede de Fast Food de Misto Quente”, anima-se o estudante Leonardo Vieira.
Outra iguaria que também seduziu o paladar do público foi a salgadoce, coxinha de doce e sal. “Um dos integrantes já trabalha com a produção de salgados e ele deu a sugestão. Discutimos a ideia e optamos pela coxinha. Além dos ingredientes básicos, mandioca, farinha de trigo, faria de rosca, ovo, sal, óleo e água, acrescentamos o recheio doce. São três sabores: bombom, chocolate e nutella”, conta o estudante aluno Rafael Tenório. “Fiquei surpreso com o sabor, muito bom! Essa mistura de doce e sal ficou gostosa. A equipe está de parabéns”, elogia Bruno Teodoro Guedes, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Entre diversos produtos, os visitantes conheceram também uma cerveja sem álcool e açúcar, a Rod’s Bier. “Não produzimos o líquido. Nosso propósito foi, após uma pesquisa de mercado, apresentar a ideia de uma marca de cerveja para um público-alvo diferenciado. Além do álcool e açúcar, é uma cerveja que não contém glúten e na composição tem o trigo sarraceno, que oferece mais benefícios à saúde. Em termos nutricionais, támbém é uma boa fonte de manganês, magnésio e fibras dietéticas, ajudando no combate a doenças”, explica a aluna Rafaela Almeida, que elaborou a ideia ao lado dos colegas Paulo Roberto dos Santos, Tiago Henrique Madeira, Ciro Batista de Souza e Eduardo Rodrigues de Jesus.
Para a professora, o resultado foi excelente e contribuiu na formação acadêmica. “A cada ano que passa vejo mais dedicação dos alunos, que têm oportunidade de pensar a administração de marketing de uma forma holística, ou seja, agrupar em um único trabalho todos os conteúdos teóricos da disciplina estudados até aqui, conciliando segmentação de mercado, estratégias de produto, preço, praça e promoção em um mesmo objetivo, além de passarem pela experiência de trabalho em equipe”.
Ciências empresariais
Além do Workshop, os estudantes também participaram de palestras, atividades culturais e a tradional gincana. Em mesa-redonda, empresários da cidade foram convidados para discutir a importância do curso de Administração na carreira profissional. Para falar sobre como vender com emoção foi convidado Adriano Okawa, de Maringá. A importância da capacitação e do estudo foi o assunto discutido por Robson Dutra, também de Maringá. Inovação e negócios inovadores foi o tema debatido por Alexandre Augusto Domingues Winetzki, de Sorocaba/SP. Durante a Jornada, a coordenação promoveu campanha de arrecadação de ração animal e fraldas geriátricas. Os donativos foram doados para a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) e comunidade carente.
Expert
Durante a Jornada, estudantes de Administração e Gestão Comercial puderam se divertir também na Expert, gincana que tem por finalidade levar os estudantes a praticar as teorias curriculares e conhecimentos gerais de forma lúdica. Antes das provas, ao som de música, estudantes de Educação Física colocaram as equipes para fazer exercícios aeróbicos. “Programamos várias tarefas, como a prova do monge, torta na cara, anel na farinha, dança maluca e encontre o hóspede. Além da integração entre as turmas, é um meio de estimular os participantes a se empenhar nas questões de forma responsável e divertida”, enfatizou o coordenador do curso de Administração, professor João Codato. A equipe branca foi a campeã.