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Cascavel: História realiza projeto de ensino em colégios da cidade
Publicado em: 06/10/2014 às 11:40
Aulas focaram direitos humanos, cidadania, formas de governo, política e eleições, além da história e cultura do Paraná
Com o intuito de ampliar o conhecimento adquirido na teoria e aprender as bases da profissão de professor, o curso de História da Universidade Paranaense – Unipar coloca em prática diversos projetos que ligam a comunidade à academia. Entre eles, faz sucesso o projeto de ensino ‘Universidade na Escola’, que nos últimos dois meses contemplou cerca de 1500 alunos de Cascavel, dos ensinos fundamental e médio.
Os acadêmicos do 3º ano trabalharam com turmas do ensino médio, discorrendo sobre direitos humanos, cidadania, formas de governo, política, democracia e eleições. Já os acadêmicos do 2º ano ministraram aulas para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, abordando temas envolvendo história e cultura do Paraná.
Atividades foram realizadas nos colégios estaduais Padre Carmelo Perrone e Júlia Wanderley. O diretor do Júlia, professor Rosimar Baú, destaca a importância da interação entre mundo acadêmico e sociedade, incentivando o despertar para os estudos. “Ouvir outros jovens transmitindo a aprendizagem é motivador, mostra o quanto é primordial o trabalho da Universidade, cuja formação do profissional vai além do conteúdo em sala de aula, mas consiste em uma dimensão de extensão”.
O diretor também aponta que o ensino de História é um dos déficits em sala de aula: “Faz-se essencial chamar a atenção para a história local, não enfatizar somente a europeia e outras, não menos importantes. Os alunos gostaram bastante das aulas, que foram dinâmicas, com vários universitários ocupando todas as salas de aulas, possibilitando em uma tarde de atividades suprir a necessidade de um ano de estudos sobre a História do Paraná”.
À frente dos projetos de ensino estão os professores Leodefane Bispo, Fausto Irschlinger e Anália Ogura. Irschlinger, que é coordenador do curso, ressalta que esse é um diferencial que soma ao estágio obrigatório. “O objetivo é levar a Universidade até a escola, contribuindo com conhecimentos sobre a história do Estado e permitindo a reflexão de temas e do papel de cada membro da sociedade”.