UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: História realiza projeto de ensino em colégios da cidade

Publicado em: 06/10/2014 às 11:40

Aulas focaram direitos humanos, cidadania, formas de governo, política e eleições, além da história e cultura do Paraná

Temas diversificados são levados às salas de aulas
Professores e acadêmicos de História em projeto no Colégio Padre Carmelo
Turmas do ensino médio aprendem sobre formas de governo
Turmas do ensino médio aprendem sobre formas de governo
Turmas do ensino fundamental aprendem sobre a História do Estado
Turmas do ensino fundamental aprendem sobre a História do Estado

Com o intuito de ampliar o conhecimento adquirido na teoria e aprender as bases da profissão de professor, o curso de História da Universidade Paranaense – Unipar coloca em prática diversos projetos que ligam a comunidade à academia. Entre eles, faz sucesso o projeto de ensino ‘Universidade na Escola’, que nos últimos dois meses contemplou cerca de 1500 alunos de Cascavel, dos ensinos fundamental e médio.

Os acadêmicos do 3º ano trabalharam com turmas do ensino médio, discorrendo sobre direitos humanos, cidadania, formas de governo, política, democracia e eleições. Já os acadêmicos do 2º ano ministraram aulas para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, abordando temas envolvendo história e cultura do Paraná.

Atividades foram realizadas nos colégios estaduais Padre Carmelo Perrone e Júlia Wanderley. O diretor do Júlia, professor Rosimar Baú, destaca a importância da interação entre mundo acadêmico e sociedade, incentivando o despertar para os estudos. “Ouvir outros jovens transmitindo a aprendizagem é motivador, mostra o quanto é primordial o trabalho da Universidade, cuja formação do profissional vai além do conteúdo em sala de aula, mas consiste em uma dimensão de extensão”.

O diretor também aponta que o ensino de História é um dos déficits em sala de aula: “Faz-se essencial chamar a atenção para a história local, não enfatizar somente a europeia e outras, não menos importantes. Os alunos gostaram bastante das aulas, que foram dinâmicas, com vários universitários ocupando todas as salas de aulas, possibilitando em uma tarde de atividades suprir a necessidade de um ano de estudos sobre a História do Paraná”.

À frente dos projetos de ensino estão os professores Leodefane Bispo, Fausto Irschlinger e Anália Ogura. Irschlinger, que é coordenador do curso, ressalta que esse é um diferencial que soma ao estágio obrigatório. “O objetivo é levar a Universidade até a escola, contribuindo com conhecimentos sobre a história do Estado e permitindo a reflexão de temas e do papel de cada membro da sociedade”.

Redes sociais>