Paranavaí: Responsabilidade social do farmacêutico é tema de palestra
Publicado em: 02/10/2014 às 14:50
Para proferir foi convidada a filósofa e professora doutora Tânia Conceição Iglesias
A interação com outros profissionais possibilita troca de conhecimentos e sabedorias de extrema importância para o aprendizado acadêmico. Partindo desta premissa, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, convidou a filósofa e professora doutora Tânia Conceição Iglesias para compartilhar um pouco de suas experiências com graduandos da 5ª série. Em palestra, a profissional discutiu sobre responsabilidade social do farmacêutico.
“A ética na ação humana refere-se ao ‘fazer’ e ‘agir’ de forma interligada. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir, leva à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão, com responsabilidade social perante a comunidade ao qual está inserido” ressalta a palestrante.
Ela acrescenta ainda que a atuação de um profissional deve ser pautada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito e valorização ao ser humano, vivendo numa dimensão ética que diretamente vai influenciar na sua imagem perante à comunidade e ao mercado de trabalho.
“É essencial este aprendizado, pois percebemos que atualmente a ética vive uma crise mundial. Portanto, é de extrema importância trazer essas reflexões, sensibilizar os jovens para assuntos que são do nosso dia a dia, fazendo com que despertem e saiam um pouco do senso comum para terem mais senso crítico e consigam na vida profissional um comportamento mais adequado ao ambiente de trabalho”, enfatiza o professor Romir Rodrigues, que ministra a disciplina a disciplina Deontologia e Administração Farmacêutica.