Você está aqui: Notícias > Jornada e Congresso comemoram os vinte anos do curso de Odontologia
Jornada e Congresso comemoram os vinte anos do curso de Odontologia
Publicado em: 26/09/2014 às 16:30
Atividades reuniram professores e estudantes das Unidades de Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão
Uma noite de show de talentos, com dança, música e muita animação. Assim foi o início da 19ª Jornada Odontológica e 12º Congresso de Odontologia, promovidos em parceira pelos cursos de Odontologia da Universidade Paranaense, Unidades de Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão, eventos que marcaram as comemorações dos vinte anos do curso de graduação de Odontologia da Unipar. As atividades reuniram em torno de 340 pessoas, entre professores, estudantes e profissionais da área, que foram convidados para compartilharem seus conhecimentos (entre 09 e 12/09).
No teatrão da Unidade-Sede, a noite cultural começou com a apresentação da Fanfarra da Guarda Municipal. Depois foi a vez dos alunos da Apae encantar o público com duas performances de dança. A primeira delas foi inspirada no musical ‘Nos Tempos da Brilhantina’. A outra, caracterizado como a personagem Emília, um grupo de alunas arrancou aplausos da plateia. Uma dupla de alunos também contagiou os convidados dublando os sertanejos Cesar Menoti e Fabiano.
Professores e estudantes também animaram a plateia tocando e cantando clássicos da música. A noite dos talentos foi encerrada com dança: no palco, as professoras Cintia Araújo e Ana Carolina Zaze e acadêmicas (formandas).
Com o tema ‘Uma Visão da Odontologia’, a semana continuou com cursos, palestras e apresentação de trablahos. ‘Toxina Botulínica e Preenchimento com Ácido Hialurônico’ foi o tema ministrado pelo professor Sidmárcio Ziroldo, do Instituto Ziroldo, em Curitiba. Da Universidade Positivo, também de Curtitiba, veio a professora Tatiana Miranda Deliberador. Ela discutiu ‘Cirurgia Perio-Implantar Reconstrustiva: Manipulação de Tecidos Moles e Duros para ganhos estéticos’. Ambos são ex-alunos da graduação de Umuarama.
Outro assunto trabalho pelos participantes foi ‘Laminados cerâmicos Ultrafinos: São o dia a dia do clínico? Planejamento, Riscos, Indicações e dicas para o sucesso do tratamento’, proferido pelo professor Carlos Marcelo Archangelo, de Londrina. Ainda da Universidade Positivo vieram o ex-aluno e professor Paulo Henrique Tomazinho, que dividiu seus conhecimentos sobre como começar na profissão, e o professor Eli Luiz Namba, que falou sobre ‘Odontologia do esporte: um novo caminho para uma nova especialidade’.
Os organizadores contabilizaram em torno de 80 temas apresentados pelos alunos dos três Câmpus, entre TCCs e trabalhos de forma oral e em paineis. Doze deles foram premiados; os certificados foram entregues no jantar festivo de encerramento, que aconteceu no restaurante Kaskata.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, prestigiou. Na oportunidade, ela elogiou o trabalho realizado pelos professores e os três coordenadores, docentes Laerte Bremm, Fabricio Paganini e Cintia Araújo. Também destacou a qualidade dos cursos, em especial o de Umuarama, que está completando 20 anos de atividades.
“Estamos em festa. São 20 anos de trabalho árduo, mas gratificante. Uma história repleta de desafios e vitórias, em que colocamos no mercado de trabalho mais de mil profissionais, todos com formação qualificada e diferenciada. E nada mais oportuno que festejarmos essas duas décadas reunindo estudantes e professores das três Unidades”, comemora Cintia Araújo, acrescentando que a Jornada foi um sucesso. “Trouxemos temas atuais da Odontologia para enriquecer ainda mais o aprendizado acadêmico, discutidos por ex-alunos e profissionais de excelente nível”.