Você está aqui: Notícias > Umuarama: Concurso Pontes de Macarrão anima Jornada de Eng Civil
Umuarama: Concurso Pontes de Macarrão anima Jornada de Eng Civil
Publicado em: 25/09/2014 às 16:41
Equipes construíram pontes utilizando espaguete; todas passaram por testes de resistência de peso
Professores e estudantes estão comemorando o sucesso do 5ª edição da Jornada de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar. E mais uma vez o Concurso Pontes de Macarrão foi a sensação do evento. A divertida competição estimulou a criatividade dos estudantes, que foram divididos em equipes e a cada uma coube a tarefa de construir uma ponte utilizando espaguete, com um metro de vão livre e peso máximo de um quilo.
Com direito à torcida dos colegas, as provas aconteceram no Câmpus Tiradentes, onde todas as pontes passaram por um teste de resistência de peso. A ponte da equipe Dourada suportou 115 quilos e foi a vencedora, quebrando o recorde das edições anteriores.
Para o coordenador do curso, professor Everley Câmara, o concurso oportuniza aos estudantes colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Com esta atividade motivamos os alunos no desenvolvimento de habilidades que permitam a aplicação de conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos para resolver problemas de engenharia”.
Ele ressalta que a iniciativa é realizada por várias IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil e do exterior. “O concurso é um sucesso e a cada ano as equipes se superam construindo pontes com mais resistência”. A atividade foi um das tarefas da Gincana Acadêmica.
Palestras, oficinas e workshops também integraram as atividades da Jornada. O tema de abertura foi ‘Sistema CES: Inovação e Soluções para a Construção Civil’, ministrado pelo representante da empresa LP Brasil, de Curitiba, Sidney Loureiro dos Anjos.
O mesmo tema foi trabalhado também pelo representante da empresa iFrame, de Maringá, Darlan Alves Pereira. Para falar sobre ‘Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações’ foi convidado o tenente Dieferson Silva, do Corpo de Bombeiros de Umuarama.
Outro assunto que entrou em debate foi a ‘Utilização de Aditivos em Concretos’, abordado pelo consultor da empresa Diprotec, Felipe Zahdi Raffo Prevedello.
A Semana continuou com a palestra ‘Comparativo de rentabilidade – Steel Frame x Alvenaria’, com a representante da empresa PlacLux, de Curitiba, Michelle Susan Silva. Já Bruna Pereira Prisco da Cunha, da Guindaste de Torres, veio para falar sobre conceitos, procedimentos, tecnologia e segurança, aplicação e produtividade em obras.
Diversão, cultura e muitas risadas também não faltaram na Jornada. Na noite cultural, os alunos mais desinibidos apresentaram performances de dança, música, teatro, paródias e piadas, tudo com ligação ao tema ‘Construção Civil’.
Gincana da Construção
Fazendo parte da Jornada, a 3º Gincana Acadêmica também promoveu animação e estímulo à criatividade dos estudantes. Divididos em equipes, todos participaram de tarefas teóricas e práticas sobre a profissão, como concrebol, arremesso de bola de concreto, reboco, levantamento topográfico, concurso de fantasia, concurso de fotografia, corrida do carrinho de mão humano, corrida do ovo na colher de pedreiro e construção de casinhas, que serão doadas para creches. A equipe Dourada foi a campeã e ganhou placa comemorativa e certificado, além de calculadora científica para cada um dos integrantes. “A Gincana é uma forma descontraída de recapitular os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal”, enfatizou o coordenador.