Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ciclo Estudo das Linguagens contempa ensino e pesquisa
Umuarama: Ciclo Estudo das Linguagens contempa ensino e pesquisa
Publicado em: 25/09/2014 às 14:00
Evento discutiu fotografia publicitária, cultura pop e produção de livro
Contato com novas informações e interação entre estudantes, professores e profissionais da área. Esses foram objetivos alcançados do 1º Ciclo de Estudos das Linguagens, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus III (entre 10 e 11/09).
Integrantes do Cia Schubert Coro Cênico abrilhantou a abertura do evento. Na sequência, o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, falou sobre os objetivos do evento.
Uma das palestras foi ministrada pelos professores Leonardo Delgado e Sônia Moro. Discorrendo sobre Foto Publicidade, eles deram ênfase às suas técnicas, linguagens e elementos verbais.
Cultura pop também entrou na pauta. O tema ficou a cargo do professor Rodrigo Oliva e da professora Ana Ribas, que abordaram também selfie e as representações contemporâneas.
A segunda noite do Ciclo foi dedicada à pesquisa. Estudantes ligados ao PIC (Programa de Iniciação Científica), apresentaram resumos científicos sobre videoclipes e sua linguagem.
O primeiro foi do acadêmico Leonardo Marcomini, que analisou o uso da câmera lenta no videoclipe The Lady is Dead. Em seguida foi a vez do acadêmico de Filosofia, Thiago Signorini, que discutiu a análise pela semiótica dos clipes de MPB. E pra encerrar, as acadêmicas Renata Ferreira e Laurie Pronçate apontaram as variadas representações do olhar no videoclipe Blue Jeans, da cantora Lana Del Rey.
O processo criativo da produção de um livro também foi abordado no Ciclo. Com os professores Rodrigo Oliva e Sônia Moro, falou sobre o assunto também a professora Cacilda Zafaneli. Os três são autores de capítulos do ‘Nos bastidores da razão’.
“Eventos como este são de suma importância para os nossos acadêmicos, porque complementam seus conhecimentos e geram maior convivência com todas as séries”, avalia Oliva.
Para encerrar, houve sorteio de livros, de chocolates e um coquetel de confraternização.