Você está aqui: Notícias > Umuarama: Engenharia Mecânica realiza seu 1º Fórum Pedagógico
Umuarama: Engenharia Mecânica realiza seu 1º Fórum Pedagógico
Publicado em: 25/09/2014 às 10:44
Evento avaliou projeto pedagógico do curso e discutiu sobre os novos rumos da profissão no Brasil
O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus III, comemora o sucesso do seu primeiro Fórum Pedagógico. O evento reuniu estudantes e profissionais da área.
O coordenador do curso, professor Patrik Américo, ao abrir o evento, falou sobre os objetivos do Fórum: apresentar e discutir o projeto pedagógico do curso. Ele ressaltou, também, a importância da participação de todos, visando o crescimento e a consolidação do curso.
O evento objetivou avaliar os princípios norteadores, conteúdos e metodologias do projeto pedagógico do curso. “Discutimos diretrizes e organização curricular, atividades acadêmicas e programas de apoio pedagógico e de financiamento”, informa o professor Patrik.
Dando sequência, o professor Clayton Ederson dos Santos abordou o papel do engenheiro mecânico, dando enfoque em sua área de atuação, a de Gestão de Pessoas. “Não basta apenas concluir o curso e conseguir a formação; deve-se procurar manter o aperfeiçoamento contínuo, através de especialização, leitura, pesquisa, cursos, além de outras fontes de conhecimento”, aconselhou o professor.
Para acirrar as discussões em torno dos assuntos pautados, estudantes formaram equipes e, em mesas-redondas, apresentaram sugestões de melhorias.
“O evento foi um sucesso”, afirma o coordenador do curso. “Os alunos puderam contribuir com fatores de possíveis aplicações dentro do curso. Além disso, apresentaram suas dificuldades dentro de sala de aula e suas ideias de melhorias, sugerindo visitas técnicas, opinando sobre as atividades complementares, eventos e mostrando seu interesse em participar das atividades extras que o curso pode oferecer para os próximos anos. Todos participaram com consciência de que o evento é realizado para os próprios acadêmicos, visando absorver as opiniões e possíveis sugestões realizáveis dentro da universidade”, justifica.
Para o acadêmico Caio Cesar Fazoli, o Fórum Pedagógico foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de debater assuntos novos, tiramos dúvidas e vimos em que podemos colaborar para melhorar ainda mais as propostas pedagógicas do nosso curso. Achei excelente a iniciativa da Universidade e do professor Patrik”, elogia.