Você está aqui: Notícias > Umuarama: Por carência de profissionais, Unipar volta a oferecer Nutrição
Umuarama: Por carência de profissionais, Unipar volta a oferecer Nutrição
Publicado em: 24/09/2014 às 17:34
Áreas de atuação aumentaram; nova turma está animada com as aulas teóricas e práticas
Seja por um estilo de vida mais saudável ou para eliminar peso, a preocupação com os alimentos é constante na rotina das pessoas, pois uma alimentação balanceada, aliada à prática de exercícios, pode prevenir doenças, diminuir o estresse, melhorar o humor e facilitar o controle do peso.
Por conta disso, os avanços na nutrição transformaram a rotina do ato de comer em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, analisando os nutrientes e como eles podem beneficiar o funcionamento do organismo de cada indivíduo. É aí que entra a figura do nutricionista, responsável por planejar e indicar maneiras adequadas de se alimentar.
A importância desse trabalho vem sendo cada vem mais valorizado pela sociedade. Tanto é que o leque de áreas de atuação do profissional tem aumentado. Além de trabalhar em restaurantes, lanchonetes, indústrias de alimentos, redes de fast-food e demais estabelecimentos ligados à alimentação, a presença do nutricionista também tem sido fundamental em hospitais, escolas, programas de saúde pública, clubes, academias, entre outros.
Sintonizada com esta tendência e, ao mesmo tempo, comprometida com a responsabilidade de acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade, a Universidade Paranaense – Unipar voltou a oferecer o curso de Nutrição, em Umuarama.
“A partir de uma observação no cenário regional e das estatísticas do Conselho Federal, percebemos a carência do profissional de nutrição, principalmente no setor de nutrição esportiva, clínica, consultoria, alimentação coletiva, nutrição estética e até mesmo na docência”, explica a coordenadora da graduação, professora Ana Paula Hulsmeyer. “Existe ainda uma demanda social por informações e ações próprias da intervenção do Nutricionista, pois vivemos em um país onde caminham juntos a desnutrição e a obesidade, paradoxos da vida moderna”, acrescenta.
O curso da Unipar é bacharelado, funciona no período noturno e tem duração de quatro anos. Com projeto pedagógico voltado a atender as exigências do MEC (Ministério da Educação) e do mercado de trabalho, possui infraestrutura de ponta, laboratórios de Anatomia, Microbiologia, Bioquímica, Técnica Dietética e Microscopia euma matriz curricular que vai transformar o graduando em um profissional diferenciado, diz a coordenadora. Parasitologia e Saneamento Ambiental, Comunicação Aplicada ao Estudo da Nutrição, Nutrição Básica e Microbiologia Geral e dos Alimentos são algumas das disciplinas que estão sendo estudadas pela primeira turma.
“Os alunos estão bem animados, são dedicados e já se envolvem nos projetos que estamos desenvolvendo. Muitosdeles têm conhecimento sobre as áreas de atuação do nutricionista e iniciaram a graduação conscientes de que escolheram a profissão certa para seguir”, afirma a coordenadora.
É o caso da estudante Jussara Neves Romani, que trabalha no comércio de produtos naturais. “Pelo fato de já estar atuando na área, resolvi fazer esse curso para me qualificar para atender melhor meus clientes”, diz, acreditando que fez a escolha certa. “Estou apaixonada pelas aulas, é tudo o que eu queria”, anima-se.
Da sala de aula para a prática
Mesmo estando ainda no início da graduação, os estudantes do curso de Nutrição da Unipar já estão colocando em prática alguns conteúdos do curso. Um dos projetos é o ‘Nutrição na Comunidade’. “Nesse trabalho nosso objetivo é repassar dicas de alimentação saudável para a comunidade e convidá-la para conhecer a estrutura do curso”, diz a coordenadora, professora Ana Paula Hulsmeyer. As dicas também serão repassadas aos ouvintes da Rádio Universitária Paranaense 107,7 FM. “O piloto já está pronto e deve entrar na programação ainda este ano”, adianta a coordenadora. Na área de pesquisa está em estudo o projeto ‘Transtorno da Compulsão Alimentar em Universitários’, que tem a finalidade de investigar a prevalência de fatores de risco em universitários e avaliar se possui associação com o IMC (Índice de Massa Corporal). Os trabalhos começam no próximo ano.
1ª Jornada
A Jornada Acadêmica dos cursos da Unipar é o momento em que os estudantes têm a oportunidade de fazer contato com profissionais especializados da profissão escolhida. É a hora em que temas relevantes da área são trazidos à tona ou recapitulados em minicursos, oficinas, palestras, mesa-redonda. Recentemente, a coordenação promoveu a 1ª Jonutri (Jornada de Nutrição). A série de palestras foi aberta pelo médico Francisco Alvarez, diretor do hospital Nossa Senhora Aparecida, e a nutricionista Thais Przybysz. Os dois profissionais falaram sobre a relação entre Obesidade e Nutrição. Nutrição Esportiva e Segurança Alimentar foram outros temas debatidos. Durante a Semana, os alunos também colocaram a mão na massa. No Laboratório de Técnica Dietética, eles tiveram aula prática sobre Reaproveitamento Integral dos Alimentos, ministrada pelo nutricionista Renato Castro da Silva. Depois de aprender sobre desperdício, cuidados higiênicos, armazenamento, toxicidade, o grupo elaborou pratos nutritivos (canapés, torta, arroz, ensopado, almôndegas, farofa, doce e sucos). Paralelamente à Jornada aconteceu também o Fórum Pedagógico, onde a primeira turma teve a oportunidade de conhecer as diretrizes do projeto político-pedagógico da graduação.
ALMÔNDEGAS DE CASCA DE BANANA
Um dos pratos elaborados pela turma do curso de Nutrição da Unipar durante a Jornada Acadêmica foi este. A receita é simples e fácil de fazer:
Ingredientes:
1 colher (sopa) salsa picada (5 g) 1 colher (sopa) cebolinha picada (5 g) Cascas de 2 bananas nanicas grandes (110 g) ½ cebola média (70 g) 1 dente de alho amassado (5 g) 250 g de carne moída 3 colheres (sopa) de farinha de rosca (45 g) Sal a gosto 2 ovos batidos para empanar Farinha de trigo para empanar Óleo para fritar
Preparo
Higienize a salsinha e a cebolinha, pique-as e reserve. Descasque a cebola e o alho e reserve. Higienize a casca da banana, pique-a e coloque no liquidificador juntamente com a cebola e o alho. Depois bata até obter uma mistura uniforme, caso necessário acrescente 50 ml de água. Despeje essa mistura em um recipiente e acrescente a carne moída, a farinha de rosca e o sal. Amasse bem e molde em pequenas almôndegas. Passe-as no ovo batido e na farinha de trigo. Asse em óleo quente aos poucos. Depois é só servir.