UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: professor ministra palestras no México

Publicado em: 28/05/2010 às 11:13

O evento reuniu professores, pesquisadores e técnicos de expressão mundial da área

Professor Doutor Nelson Colauto
O professor ladeado por outros participantes
O Workshop contou com professores, pesquisadores e técnicos

Trocar experiências com pesquisadores de vários países. Esse foi um dos motivos que levou o pesquisador da Universidade Paranaense – UNIPAR, professor doutor Nelson Colauto, a participar como palestrante do ‘Workshop Iberoamericando de Cogumelos Comestíveis’, realizado na cidade de San Cristobal de Las Casas/México. O evento discutiu conhecimentos que aprimoram a produção de fungos como alimento e medicamento.

Colauto, que é coordenador do programa de mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da UNIPAR, discorreu sobre ‘Avanços no Cultivo do Cogumelo-do-sol no Brasil’ e ‘Organização e Preservação de Microrganismos no Brasil’. Segundo o professor, na primeira palestra deu ênfase às técnicas biotecnológicas de cultivo do cogumelo, desenvolvidas recentemente no Brasil, e apresentou histórico das pesquisas realizadas nos últimos dez anos na UNIPAR.

O segundo tema foi ministrado durante o Simpósio sobre Recursos Genéticos de Cogumelos, que aconteceu dentro do Workshop. Na oportunidade, o professor apresentou as principais técnicas de preservação de basidiomicetos, o sistema de organização de coleções de cultura no país.

O professor voltou entusiasmado pela oportunidade de fazer contato com tantos outros pesquisadores. “O convite para o Workshop significa um progresso em nível mundial nas áreas de pesquisas e reflete a qualidade do trabalho realizado no mestrado da UNIPAR”, afirma o professor.

O professor ressalta, ainda, que no encontro estavam os profissionais mais conceituados da área. “Participar deste evento contribuiu para minha carreira de docente. Além do contato com novas técnicas, conheci pessoas com as quais tenho possibilidade de desenvolver novas pesquisas e com isso divulgar os trabalhos realizados na Instituição”. Para fazer a viagem, o professor recebeu apoio financeiro do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente).

Redes sociais>