Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professora apresenta trabalho na Semana de Arquitetura e Arte Sacra
Umuarama: Professora apresenta trabalho na Semana de Arquitetura e Arte Sacra
Publicado em: 22/09/2014 às 15:31
Caroline Salgueiro também assistiu a palestras e participou de visita técnica ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/SP
Aguçar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, para que trabalhos acadêmicos e projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional. Este foi o foco principal da 3ª Semana de Arquitetura e Arte Sacra, realizada na Pousada do Bom Jesus, em Aparecida/SP (entre 25 e 29/08).
Representando a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Caroline Salgueiro, participou do evento. Durante as atividades, ela apresentou banner com a descrição do referencial teórico e estudos preliminares da pesquisa ‘Espaço Sagrado São Francisco de Assis: um encontro entre o divino e o humano’. O projeto é resultado do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da formanda Vergínia Maria Bernardi Braz, da qual a docente é orientadora.
Visita técnica ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/SP, guiada pelo artista iconográfico Cláudio Pastro, e palestras com temas voltados à liturgia, arte e arquitetura integraram a programação do encontro. ‘O artista, imagem de Deus Criador’ foi o tema proferido pela arquiteta Angela Carolina Laino. ‘Teologia do espaço’ foi o assunto discutido pelo frei Luiz Carlos Susin.
Outros assuntos que atraíram a atenção dos participantes foram ‘Mistagogia do espaço’, com o Claúdio Pastro; ‘Arte Sacra nas Sagradas Escrituras’, com padre Domingos; ‘O sentido simbólico do espaço’, com o arquiteto Julio Posenato; e ‘Arquitetura Sacra: expressão do mistério’, com a arquiteta Angela Carolina Laino.
“Todos os conhecimentos que adquiri neste evento serão compartilhados nas orientações dos TCCs em áreas de projeto, tecnologia e teoria da arquitetura sacra, com ênfase nos aspectos projetuais, metodológicos, formais, simbólicos, funcionais e litúrgicos”, ressalta a coordenadora.