Você está aqui: Notícias > Na Unipar, Congresso debate acessibilidade no meio urbano
Na Unipar, Congresso debate acessibilidade no meio urbano
Publicado em: 19/09/2014 às 10:38
Estudantes de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo marcaram presença
Especialistas e estudantes das áreas de engenharia, agronomia, geociências e urbanismo se reuniram durante quatro dias no 1º Congresso Paranaense sobre Conforto e Acessibilidade no Meio Urbano, promovido pelo CREA/PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Gestores públicos (prefeitos e vereadores), representantes dos órgãos públicos ambientais, comerciantes, entidades representativas das PcD e do Ministério Público, entidades representativas dos ciclistas, motoqueiros do transporte coletivo, taxistas e outras pessoas da sociedade também participaram.
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foi representada pelo diretor, professor Nilvio Ourives dos Santos, e por professores e estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos aconteceram no anfiteatro B do Câmpus-Sede (entre os dias 8 a 11/09).
Um dos objetivos do Congresso foi ampliar o debate sobre acessibilidade na sociedade, com foco nas temáticas: Conforto e acessibilidade: uma necessidade, Estratégias para melhoria da mobilidade urbana, A paisagem natural no meio urbano e Políticas de acessibilidade e mobilidade: constatações, orientações e recursos aos municípios.
Obstáculos
Para dimensionar os obstáculos diários enfrentados pelas pessoas com deficiências e mobilidade limitada, os organizadores do Congresso realizaram um ato de vivência na Praça da Bíblia. Pessoas sem limitações físicas percorreram trajetos com olhos vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas e bengalas. Outro ponto discutido foi a questão da paisagem natural, na maioria das vezes desconsiderada em projetos e execução de obras.
Na avaliação da coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, professora Glaciela KaschuK, o evento contribuiu enormemente na formação acadêmica dos alunos. “Os temas abordados permitiram que eles compreendessem melhor a importância de um planejamento eficaz da expansão de imóveis e vias urbanas, para se estabelecer uma boa relação com o meio ambiente e o conforto das populações”.