Francisco Beltrão: Unipar recebe chama crioula da 10ª Semana Farroupilha
Publicado em: 18/09/2014 às 11:37
Tradicionalistas foram recepcionados por professores e colaboradores da Instituição
A Unipar de Francisco Beltrão recepcionou, mais uma vez, a chama crioula, como parte da programação da 10ª Semana Farroupilha da Integração, que está acontecendo no município (de 17 a 21 de setembro). A solenidade contou com a presença de professores, funcionários, direção e tradicionalistas.
O diretor da Unidade, professor Claudemir José de Souza, recebeu os convidados e enalteceu a importância do evento tradicionalista. “É motivo de orgulho receber um dos maiores símbolos da tradição gaúcha. Para nós, da Universidade, é uma forma de prestigiar e agradecer a toda a comunidade que acompanha e participa deste movimento cultural.”
Também participaram o professor Idair Marcelo, coordenador do curso de Ciências Contábeis, representando o corpo docente; Jaqueline Zanini, do Programa de Institucional de Atenção ao Estudante (Piae), representando os acadêmicos; e o patrão do CTG Herdeiros da Tradição e coordenador geral da Semana Farroupilha, Amarildo Petry.
Os convidados estavam todos com trajes típicos do povo gaúcho. Houve apresentações de músicas e declamações de poesias na roda de chimarrão.
A chama crioula ficou acesa na Unipar até segunda-feira passada. Segundo a direção, a ideia é ter mais apresentações tradicionalistas de estudantes e membros da comunidade.
O professor Claudemir, em seu discurso, fez uma homenagem ao professor Nilvio Ourives dos Santos, diretor da unidade da Unipar de Umuarama, que sempre se veste de gaúcho e circula pelas ruas da cidade durante a Semana Farroupilha.
“É o quarto ano seguido que a chama crioula fica acesa aqui na Unipar e queremos reforçar esse laço de união e parceria com CTGs, Departamento de Cultura e tradicionalistas de modo geral.”
A 10ª Semana Farroupilha da Integração tem como ponto de partida no município o show do cantor e compositor Luiz Carlos Borges. O show é o primeiro de quatro que poderão ser assistidos gratuitamente ao longo do evento, que tem apoio do Departamento Municipal de Cultura. A Semana Farroupilha prossegue até domingo.