UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professor participou de evento na Guatemala

Publicado em: 19/11/2009 às 10:07

Celso Iocohama, a convite do Ministério da Justiça Brasileiro, participou de discussões sobre os caminhos da reforma do Processo Civil, para os países iberoamericanos

Professor Celso Iocohama com o subsecretário da Reforma do Judiciário, doutor Roger de Lima Lorenzoni
Equipe de representantes de Ministérios da Justiça dos 21 países iberoamericanos, que participou do evento
Professor Celso Iocohama apresentando trabalho

Com representantes de Ministérios da Justiça de 21 países iberoamericanos, o professor doutor Celso Iocohama, coordenador do Mestrado de Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – UNIPAR, participou de uma mesa de debates e estudos, promovido pelo Centro de Formação da Cooperação Espanhola, em Antigua, na Guatemala, (de 13 a 16/10).

O professor foi convidado pelo Ministério da Justiça brasileiro, via Secretaria da Reforma do Judiciário. Na ocasião, Iocohama acompanhou o subsecretário da Reforma do Judiciário, doutor Roger de Lima Lorenzoni.

O objetivo do evento foi contribuir para as reformas processuais civis e compreender as mudanças legislativas que acontecem na América Latina. O professor fez uma apresentação sobre as experiências do processo executivo no Brasil.

Segundo Iocohama, a reunião, promovida pelo COMJIB (Conferência dos Ministros de Justiça dos Países Iberoamericanos) e pela AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Dessarollo), foi realizada com experts, que compuseram o grupo de trabalho para a Reforma del Proceso Civil en Iberoamérica.

“Os trabalhos têm por finalidade apresentar princípios fundamentais para novas discussões estabelecidas diretamente pelos ministros da Justiça, o que se espera, que ocorra em 2010, no México”, destaca.

Ele conta que cada país fez uma demonstração do estado para apresentar o Processo Civil: “A pretensão foi conhecer a realidade de cada um, bem como discutir alguns pontos positivos e negativos que são percebidos na prática. Assim, discutiu-se desde o processo democrático até as diversas medidas procedimentais para a eficácia na proteção dos direitos individuais e coletivos”.

Segundo o professor, a abordagem foi restrita ao Processo Civil, o que foi pertinente e importante para o professor, já que o Mestrado em Direito da UNIPAR está vinculado especificamente a esta área.

Na reunião, ele apresentou um trabalho sobre o Processo Executivo: “Havia interesse sobre a experiência brasileira voltada ao processo executivo, já que o Brasil sofreu diversas modificações nesta área. Tratamos de demonstrar os principais aspectos que podem despertar curiosidade sobre nossa realidade, justamente para provocar debates e a incorporação de nossa realidade no decálogo produzido. Parece-nos ter surtido efeito, até porque um dos princípios incorporou muito os pontos de que tratamos”.

Para Iocohama, a experiência foi extremamente gratificante: “Tive contato com profissionais renomados da área e uma visão da realidade estrangeira, que eu não possuía”.

Redes sociais>