Francisco Beltrão: Estudantes de Direito conheceram a Apac de Barracão
Publicado em: 16/09/2014 às 14:00
Acadêmicos conheceram funcionamento da Associação, que promove cursos supletivos
O curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, unidade de Francisco Beltrão, realizou visitas técnicas como parte do programa de atividades extracurriculares (nos dias 21 e 22/08). O professor Alexandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso, afirma que o objetivo é interligar as disciplinas teóricas com as atividades práticas.
Durante o curso, os acadêmicos participam de ações de cunho curricular, como estágios supervisionados, visitas técnicas em instituições prisionais, fóruns e demais departamentos jurídicos. Dia 21, os acadêmicos de quarto ano, acompanhados de professores e advogados do projeto de extensão Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Sajug), realizaram visita à Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e puderam conhecer de perto a estrutura física e organizacional deste sistema prisional.
No dia seguinte, os acadêmicos de quinto ano tiveram a oportunidade de conhecer a interessante iniciativa idealizada pela juíza Branca Bernardi, da Comarca de Barracão, atividade pioneira no Paraná. Na oportunidade, os alunos do último ano puderam conhecer pessoalmente as atividades desenvolvidas pela Associação de Proteção ao Condenado (Apac), projeto em que os próprios presos são responsáveis por sua recuperação.
Neste local, com tratamento diversificado, a finalidade é evitar a ociosidade dos detentos, onde estes frequentam cursos supletivos. “De uma forma geral, ambas as atividades trouxeram aos acadêmicos e profissionais visitantes, a realidade com que convivem os detentos, com enfoques distintos considerando os objetivos de ambos os sistemas, mas ao fim, emergiu o sentimento de cidadania e responsabilidade social com a busca da ressocialização em ambos os sistemas”, avalia Moreira.