Você está aqui: Notícias > Câmpus da Unipar Cascavel comemora 15 anos com atrações culturais
Câmpus da Unipar Cascavel comemora 15 anos com atrações culturais
Publicado em: 10/09/2014 às 18:00
Evento reuniu mais de 1500 pessoas no Tuiuti; autoridades prestigiaram
Pautada na solidez de mais de 40 anos, a Universidade Paranaense – Unipar cresce a passos largos. Na última quarta-feira, 3, a Unidade de Cascavel comemorou seus 15 anos com uma concorrida festa de confraternização no Tuiuti Esporte Clube, realizada em parceria com a Maximus Atelier e A1 Formaturas.
A Unipar entrou para a história de Cascavel em 1999, sendo a quinta Unidade Universitária instalada fora de Umuarama. Reconhecida entre as maiores e melhores do Sul do país, a Unipar conquistou a admiração de alunos de vários estados brasileiros, tendo formado para o mercado de trabalho, só nesta Unidade, mais de 10.600 profissionais, em cursos de graduação e pós-graduação.
Com ousadia, investimentos e o bom desempenho em projetos pedagógicos, segue seu firme propósito de oferecer ensino de excelência, promovendo o avanço científico e possibilitando a integração aluno/comunidade, por meio de seus diversos projetos de extensão.
Todo esse potencial foi ressaltado nessa noite de comemorações, que prometeu muitas surpresas, entre elas, apresentações do coral e banda dos funcionários, dois projetos motivacionais da Instituição, e apresentações de projetos voltados a descobrir talentos entre os acadêmicos, o Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), nas categorias música e dança.
Várias autoridades prestigiaram a abertura da festa. O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, recepcionou os convidados. Em seu discurso, ele lembrou o trabalho do pai, Cândido Garcia, idealizador da Unipar, destacando sua visão progressista.
“Ex-reitor e cidadão honorário cascavelense, com sua tenacidade e carisma, levou avante um plano que acalentava desde a década de 1970, o de instalar uma faculdade em Cascavel, onde mantinha laços de amizade e onde sempre acreditou ser o lugar certo para dinamizar o ensino superior no Estado do Paraná. Anos depois, em 1999, este propósito tornou-se realidade”, afirmou.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também elogiou o trabalho da Unipar. Recorrendo a dados de uma recente pesquisa que aponta Cascavel como o 3º melhor Estado do Brasil para investimentos, disse que isso se deve também à expansão do número de universidades: “A Unipar é um grande orgulho para o Estado, por estar inserida no interior, ajudando a socializar conhecimentos e a reafirmar valores culturais e sociais”.
O senador Álvaro Dias também participou. Ao se pronunciar, afirmou que uma universidade transforma cidades do interior em metrópoles, pois a educação é a arma para vencer obstáculos e avançar para o futuro: “É com alegria que estamos aqui para homenagear quem faz desta uma grande Universidade, que faz o diferencial, prepara profissionais, promovendo a modernização, o desenvolvimento econômico, social e cultural na sociedade”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Márcio Pacheco, também enalteceu a importância da Unipar para o município: “Quantas pessoas deixam de usar o Sistema Único de Saúde e são beneficiadas pelos projetos da Unipar, como a Clínica Odontológica, que atende por ano mais de vinte mil pacientes; parabéns à Unipar pelos esforços e comprometimento para com a sociedade e região”.
O diretor da Unipar Cascavel, professor Gelson Uecker, agradeceu aos funcionários pelo compromisso no trabalho, aos docentes pelo empenho na formação de bons profissionais e aos estudantes por confiarem na Unipar à sua formação. “Credibilidade, responsabilidade e maior volume de educação são os diferenciais da Unipar, fortalecida no ensino, pesquisa e extensão, que atende a comunidade com serviços gratuitos nos bairros e municípios de toda a região”, sentenciou.
E mais... Espetáculo à parte foi o desfile para eleger a Miss Unipar 2014. Doze candidatas concorreram ao maior título da beleza acadêmica, sendo coroada a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bruna Ribas, premiada com uma bolsa de pós-graduação. O título de 1ª Princesa foi para Thaís Erdmann, do curso de Engenharia Civil, e o de 2ª Princesa foi para Nathany Damas, do curso de Psicologia; Flávia Rocha, da pós-graduação em Design de Moda, ficou com a faixa de Miss Popularidade. Os ensaios ficaram a cargo da coreógrafa Ana Jaqueline Gehlen, da agência de modelos Mirelli Fashion.