Paranavaí: Evento em comemoração à Semana da Pátria estimula reflexão
Publicado em: 10/09/2014 às 17:00
Acadêmicos, professores e funcionários participaram; apresentação de fanfarra fez parte
Refletir e analisar a democracia brasileira. Essas foram as razões que levaram a direção da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, o Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e o Prove (Programa de Valorização da Educação) a realizarem o evento que marcou o início da Semana da Pátria.
O coordenador do curso de Direito, professor Albino Turbay Junior, deu início às apresentações falando da importância desse evento para a sociedade. “Todas as pessoas devem buscar o melhor para as suas vidas, trabalhando e estudando. Os jovens universitários representam 10% da população que têm a oportunidade de estudar; isso é um privilégio”, destacou o professor.
A comemoração contou com a presença de funcionários, alunos de todos os cursos e professores. O público cantou o Hino Nacional e assistiu à apresentação da fanfarra da Escola Estadual Curitiba.
O evento teve o intuito de levar os participantes a refletir e lembrar daqueles que lutaram e se sacrificaram pela nossa independência. “Que o lema que levamos na bandeira seja o nosso farol para que nossos dias sejam pautados sempre com ordem e voltados para o progresso”, ressaltou a coordenadora setorial do PIAE, Cristiane de Mello.
Aluna de Engenharia Civil, Angelica Fernandes, participou. “Ser Pátria é repensarmos em muitas coisas e uma delas é buscar o melhor para nós e para a nação que somos o Brasil”, argumentou.
“Os nossos direitos estão garantidos no Estado de Direito, nas oportunidades iguais e na importância da tolerância e da diversidade. A estudante de Farmácia, Mariane Campos, também opinou: “Acreditamos na liberdade do indivíduo pautar a própria vida por seus talentos e preferências a de viver sem medo, de se locomover livremente, de expressar opinião, de reunir-se para expressar insatisfações. Esses são os valores essenciais de um país democrático”.