UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Administração participam de visita técnica à Itaipu

Publicado em: 10/09/2014 às 16:00

Também fizeram parte da excursão estudantes de Engenharia Civil, Gestão comercial e Ciências Contábeis

Mais de cem alunos participaram
Mais de cem alunos participaram

Com objetivo de possibilitar ao acadêmico o contato com o universo profissional, o curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede, promoveu visita técnica a Foz do Iguaçu. Lá, conheceram a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu.

Segundo os organizadores, o projeto permitiu aos participantes compreender a importância das atividades administrativas nos diferentes setores de uma organização, como produção, operações, logística, controle e gerenciamento dos recursos materiais e patrimoniais, entre outros.

Cerca de 90 acadêmicos de Administração, acompanhados dos professores Fátima Gimenes e Celso Ferrari, participaram. Aproveitando a oportunidade, também foram alguns acadêmicos de Gestão Comercial, Engenharia Civil e Ciências Contábeis.

Os professores contam que a turma pôde fazer um circuito especial, quando puderam usufruir da visão panorâmica da barragem e do vertedouro e das comportas de captação de água para as unidades geradoras. No interior da barragem, passaram ao lado de condutos por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo.

Uma outra etapa do roteiro contemplou o edifício da produção, onde tiveram a visão dos equipamentos que mantêm a usina em operação e observaram o eixo de uma turbina em atividade, e, na sala de comando, acompanharam o trabalho dos técnicos no controle da operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos.

“Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países. A visita é monitorada por guias preparados para responder aos questionamentos do grupo de visitantes”, informaram.

“As empresas se destacam por absorver recursos produtivos, transformar e agregar valor a produtos e serviços, gerar riqueza e, ainda, por exercerem o papel de formadoras de valores dentro das relações sociais nas comunidades. Desse modo, a visita técnica é um recurso didático-metodológico importante, pois permite ao acadêmico relacionar os aspectos teóricos vistos em sala de aula e que, na prática, regem a empresa”, justifica o coordenador do curso, professor João Marcos Codato.

“Além desses pontos, são de extrema relevância para os alunos da graduação, pois propiciam a oportunidade de observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, de conhecer sua dinâmica, sua organização, além de todos os outros fatores teóricos implícitos. Assim, uma visita técnica mostra novos horizontes aos alunos”, arrematou o coordenador.

Redes sociais>