Você está aqui: Notícias > Cianorte: Estudantes produzem brinquedos pedagógicos com materiais reciclados
Cianorte: Estudantes produzem brinquedos pedagógicos com materiais reciclados
Publicado em: 05/09/2014 às 16:08
Embasados em teorias que estimulam as inteligências múltiplas, todos foram doados à Apae
Promover o bem-estar social através do lazer foi o ponto que norteou o curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, na realização de uma ação que beneficiou crianças especiais.
O desafio, lançado pelo professor Anselmo Mendes, da disciplina de ‘Recreação e Lazer’, motivou os acadêmicos do primeiro ano do curso a produzir brinquedos pedagógicos com materiais reciclados. “Além da confecção, cada acadêmico teve que explicar o funcionamento e quais capacidades motoras e psicológicas o brinquedo pode estimular”, diz o professor.
Ele explica que a proposta era levar os estudantes a confeccionar brinquedos pedagógicos que desenvolvessem diversas formas de estímulos, abordando também a psicomotora, baseada no conceito de desenvolvimento das inteligências múltiplas, teoria do psicólogo Gardner.
Para isso, usaram tábuas de madeira, tubos de pvc, garrafas pet, tampas coloridas de garrafas de refrigerante, entre outros materiais que normalmente vão para o lixo.
Depois de confeccionados, os brinquedos foram doados para a APAE. “Por serem brinquedos pedagógicos e de estimulação, optamos por fazer a doação para essa entidade, onde certamente serão muito bem utilizados, pois os alunos, com qualquer tipo de deficiência, necessitam de vários estímulos para o seu desenvolvimento”, justifica Mendes.
“O trabalho que os acadêmicos desenvolveram em parceria com o professor Anselmo realmente é de fundamental importância. Além da conscientização ambiental em utilizar somente materiais reciclados, a atividade estimula a filantropia e amor ao próximo”, afirma o coordenador do curso, professor Marco Suguimati, elogiando a iniciativa.