Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar implanta horta medicinal em Assis Chateaubriand
Umuarama: Unipar implanta horta medicinal em Assis Chateaubriand
Publicado em: 28/08/2014 às 17:00
Trabalho é resultado do projeto Cultivando Saúde, que tem a missão de promover qualidade de vida com uso de plantas medicinais
O projeto ‘Cultivando Saúde’, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama em parceria com o Horto Medicinal, projeto de extensão do curso de Farmácia da Universidade Paranaense, continua com as atividades, difundindo entre a população os benefícios das plantas medicinais.
Para alcançar esse objetivo, o projeto implantou hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Panorama, Cidade Alta e Parque Jaboticabeiras, onde são cultivadas em torno de 20 espécies, entre elas, hortelã, chaguinha, manjericão, orégano, alecrim e babosa.
A iniciativa está dando tão certo que já rompeu barreiras, despertando o interesse de municípios da região pelo projeto que foca a fitoterapia. Atendendo a convite da Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand, a equipe do Horto Medicinal da Unipar e o CRFJr (Conselho Regional de Farmácia Junior) implantaram recentemente a horta no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município.
O trabalho envolveu acadêmicos dos cursos de Farmácia e Engenharia Agronômica da Unipar. Com a colaboração de pacientes do CAPS e de enfermeiras, farmacêuticas e funcionários da Secretaria de Saúde, o grupo fez a limpeza da área e o preparo e adubação dos canteiros. O próximo passo foi o plantio das mudas.
“Estamos felizes em saber que o Horto Medicinal está sendo referência na busca da saúde e o bem-estar das pessoas. E com este projeto queremos propagar cada vez mais a prova de que as plantas podem ser utilizadas em favor da prevenção e da cura de muitas doenças”, destaca a coordenadora do projeto, professora doutora Ezilda Jacomassi, que acompanhou o processo de implantação da horta ao lado da supervisora do CRFJs, Gillianny Rocatto Teixeira.
Para a manutenção e cultivo da horta, o CAPS receberá todo o suporte técnico-científico do projeto.