Você está aqui: Notícias > Paranavaí: ‘O Farmacêutico no mundo das Leis’ foi tema de palestra
Paranavaí: ‘O Farmacêutico no mundo das Leis’ foi tema de palestra
Publicado em: 26/08/2014 às 10:38
O professor Albino Gabriel Turbay Junior destacou a importância do conhecimento das legislações pertinentes no exercício da profissão farmacêutica
A interação com a atuação de outros profissionais possibilita uma troca de conhecimentos e sabedorias de extrema importância, não só no papel da docência, mas como experiência profissional. Soma disso, os professores da Universidade Paranaense – Unipar compõem uma equipe dinâmica, que não medem esforços para contribuir, através de seus conhecimentos, para o sucesso profissional de futuros profissionais.
Na unidade de Paranavaí, o professor Romir Rodrigues disponibilizou suas aulas para os acadêmicos da 5ª série prestigiar a palestra sobre ‘O Farmacêutico no mundo das Leis’.
Ministrada pelo professor Albino Gabriel Turbay Junior, coordenador do curso de Direito, o evento focou a importância do conhecimento das legislações pertinentes no exercício da profissão farmacêutica, para o sucesso da atividade, evitando transtornos legais.
Outro importante ponto que o palestrante enfatizou foi danos morais:“Os danos morais são perdas sofridas pelo ser humano e que não podem ser estimadas em dinheiro. No Brasil, os danos morais começaram a ganhar atenção com o texto constitucional de 1988, sendo que as decisões baseadas na linha da justiça americana possuíam valores substanciais. Os mais comuns são pela ausência dos direitos do consumidor, erros médicos, lesões corporais e morte”.
O docente enfatizou, também, que o papel do advogado vai muito além da defesa dos clientes em juízo, mas buscar soluções mais rápidas para conflitos, através da negociação e conciliação.
No entanto, para evitar estes inconvenientes, é essencial o cumprimento do Código de Ética do Farmacêutico, que foi recentemente reformulado através da Resolução CFF nº 596/2014, trazendo como inovação a adequação das normativas ao momento atual. O código atualizado disciplina, por exemplo, a conduta do farmacêutico nos mais diferentes meios de comunicação virtual (redes sociais, Twitter e Facebook), sendo agora passíveis de punição.
“O objetivo da palestra foi mostrar aos acadêmicos a importância do conhecimento das leis de conduta de trabalho, em favor do zelo pela saúde, bem seu papel de cidadão cumpridor de seus deveres perante a sociedade. Além disso, utilizar estas ferramentas essenciais na prevenção de conflitos” explica Romir Rodrigues.