Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Professores de Odontologia participam de encontro nacional da Abeno
Francisco Beltrão: Professores de Odontologia participam de encontro nacional da Abeno
Publicado em: 25/08/2014 às 15:49
O evento é o mais importante do país para discutir o ensino de Odontologia; IES de todo o Brasil foram representadas
Representantes de Instituições de Ensino Superior de todo Brasil estiveram reunidos, em João Pessoa/PA, na 49ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), para discutir e traçar os rumos dos cursos da graduação em Odontologia.
O coordenador do curso de Odontologia da Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, professor Fabrício Abel Paganini, e a professora e coordenadora da Clínica Odontológica, professora Flávia Ruiz Paganini, participaram do evento e trouxeram na bagagem conhecimentos importante sobre o que há de mais novo no ensino de Odontologia.
A reunião da Abeno propõe temas voltados ao ensino, à gestão das clínicas odontológicas e às exigências do MEC (Ministério da Educação) aos cursos de Odontologia e aos estabelecimentos de ensino. O tema central da reunião deste ano foi “Ousar para transformar no ensino Odontológico”, com o direcionamento dos debates e palestras para o uso das novas tecnologias a favor do ensino e as experiências vivenciadas no Brasil e no exterior.
Durante a programação foram feitas várias apresentações, como a do presidente da Dental European Education Association, professor inglês Damien Wansley (University of Birmighan), que mostrou suas experiências no ensino odontológico da Inglaterra, destacando as metodologias de avaliação dos acadêmicos de Odontologia, como OSCE, e simulações de situações clínicas, também realizadas por aplicativos e softwares.
Em palestra, o professor Gilberto Alfredo Pucca Júnior, coordenador nacional de Saúde Bucal, destacou as novas modalidades de programas e recursos que poderão se estender aos cursos de graduação em Odontologia das instituições privadas. Um desses programas, o GraduaCEO, pretende dar mais espaço ao aluno de Odontologia nas equipes de saúde bucal e às clínicas odontológicas das Universidades nas redes de atenção, incluindo o repasse de equipamentos e recursos.
Também palestrou Claúdia Maffini Griboski, diretora de Avaliação Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que abordou os temas relacionados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e sobre a preocupação do órgão com a calibração dos cursos de Odontologia no Brasil para atingir um padrão na formação profissional.
Paganini disse que a Unipar sempre participa do evento da Abeno devido ao importante fato de reunir às instituições de ensino odontológico, o Conselho Federal de Odontologia e os órgãos que regulam os cursos, como o INEP e o MEC, em atualizações, debates e trocas de informações.
“As expectativas voltam-se agora para as mudanças previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia e na observação imediata de modelos e métodos de avaliação do aluno de graduação em Odontologia, que somados ao uso das tecnologias atuais, favorecem ainda mais o processo de formação profissional”, destaca o coordenador de Odontologia.