Você está aqui: Notícias > Umuarama: Atuação do biomédico e do farmacêutico na perícia criminal é tema de jornada
Umuarama: Atuação do biomédico e do farmacêutico na perícia criminal é tema de jornada
Publicado em: 22/08/2014 às 17:00
Evento foi marcado pela integração de professores, estudantes e profissionais da área; 1º Farmatalento fez parte das atividades
Para falar sobre a atuação do biomédico e farmacêutico nas práticas forenses, o diretor geral do Instituto de Criminalística do Paraná, professor Hemerson Bertassoni, veio a Umuarama, a convite da jornada de estudos dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade Paranaense. O evento aconteceu na semana passada.
Bertassoni, que é perito criminal e doutor em genética forense, veio de Curitiba especialmente para esse compromisso. Em sua palestra, foi bastante objetivo e compartilhou de forma bem interativa seus conhecimentos sobre perícia criminal. Também motivou estudantes de Farmácia e Biomedicina, que eram maioria na plateia, sobre esse campo de trabalho. Funcionários do Instituto de Criminalística de Umuarama também assistiram à palestra.
A parceria no ano passado deu tão certa que as coordenações resolveram se unir novamente e a 21ª Jornada Farmacêutica de Umuarama e 5ª Jornada Científica de Biomedicina da Unipar foi um grande sucesso. Evento integrou mais de 170 estudantes e professores dos dois cursos em palestras e outras atividades científicas, ministradas por profissionais de excelente nível.
O evento foi aberto com apresentações artísticas. O Grupo de Dança Municipal de Cruzeiro do Oeste apresentou números de dança contemporânea e dança urbana. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, prestigiou.
O 1º Farmatalento encerrou a noite, com muita diversão e alegria. Estudantes exibiram seus dons artísticos cantando músicas sertanejas, MPB e gospel. Professores e o convidado da noite, Hemerson Bertassoni, também entraram na brincadeira e divertiram o público com suas performances musicais.
A Jornada continuou com mais palestras e minicursos. Entre os temas, O exame de papanicolau, Velas artesanais, Panorâmica Atual da Citologia no Paraná, Atuação do Farmacêutico na Saúde Pública, Diagnósticos em Citogenética, Extração de DNA de Swab Bucal, Modelos animais em Neurociências, Acupuntura e Cronobiologia da Memória.
“Mais uma vez superamos as expectativas, com adesão da maioria dos estudantes. A Jofau, além de proporcionar atualização e aprimoramento de conhecimentos com temas importantes, oportuniza também momentos de alegria. E este ano não foi diferente; todos aprenderam e se divertiram muito”, conta animada a coordenadora do curso de Farmácia, professora Samantha Wietzikoski. O colega Ricardo Abrão, coordenador do curso de Biomedicina, concorda e acrescenta. “A integração e a troca de conhecimento científico foi o ponto alto da nossa jornada”.
Um coquetel de confraternização no restaurante Kascata encerrou a Semana. A noite foi embalada pela banda Arte Musical, que patrocinou o evento, ao lado de empresas e dos Conselhos Regionais de Farmácia e Biomedicina.