Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de Psicologia desenvolve projeto de Orientação Profissional
Cascavel: Curso de Psicologia desenvolve projeto de Orientação Profissional
Publicado em: 18/08/2014 às 17:00
Atividades envolvem estudantes da rede pública e particular, promovendo o aprendizado sobre si e sobre as profissões
Dúvidas quanto à escolha da carreira são frequentes entre os jovens. Para auxiliar no aprendizado para a opção consciente, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar desenvolve projeto extensionista de Orientação Profissional. O trabalho está sendo realizado em dois Colégios de Cascavel, estadual e particular.
A proposta é oportunizar a reflexão sobre si mesmo, sobre o conhecimento das diferentes profissões, avaliação dos interesses profissionais e identificação das angústias e medos quanto à tomada de decisão para um projeto de vida.
Serão dois meses de atividades destinadas a cada grupo, com encontros todas as semanas. O trabalho é realizado pelas estagiárias do curso: Bruna Foltz, Ana Carolina Mantovani, Yasmin Romanini, Aliny Mackievicz e Luciana Araújo.
De acordo com as acadêmicas, a interação possibilita ao público-alvo o desenvolvimento pessoal, enquanto indivíduos, e escolhas mais assertivas, preocupação constante nesta fase da vida. Já para elas, a vantagem está na oportunidade de experimentar uma das práticas da profissão.
O projeto é coordenado pela responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada da Unipar, psicóloga Liliane Farias e, segundo explica, é mais um diferencial na formação do acadêmico, para que adquira manejo com essa clientela e experiência com a prática específica em orientação profissional, para a futura atuação: “O nosso desafio nesse tempo juntos é, de fato, proporcionar aos jovens a oportunidade para o amadurecimento e o encontro da sua vocação”.
A aluna do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, Karine Rodrigues, destaca que a experiência é de extrema importância, pois permite investigar mais sobre suas duas áreas de interesse – Pedagogia e Psicologia. “Atuar no ensino é um dos campos que gosto bastante, principalmente com crianças especiais”.