UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Secretário de Estado da Educação participa de Fórum na Unipar

Publicado em: 13/08/2014 às 16:31

Paulo Schmidt proferiu discurso na abertura do evento, prestigiado por estudantes e profissionais das licenciaturas

A consultora do Ministério da Educação, Maria Feiges, preside tema
A consultora do Ministério da Educação, Maria Feiges, preside tema
Estudantes dos cursos de licenciaturas e professores assistem a palestras
Autoridades compõem mesa de honra na abertura oficial do evento
Com a palavra, a professora da UFPR, Mônica Ribeiro

A Universidade Paranaense – Unipar foi parceira e anfitriã do 3º Fórum Permanente da Educação de Cascavel e região, organizado pelo Núcleo Regional de Educação. O evento teve como tema central ‘Formação Acadêmica de Docentes’, com o objetivo de consolidar a integração dos distintos níveis educacionais.

Da Unipar participaram discentes e docentes dos cursos de História e de Matemática e o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, que compôs a mesa de autoridades. Representando as instituições, fez uma reflexão sobre o papel do professor: “Não basta decorar ou aprender procedimentos didáticos para dar conta de algo tão complexo quanto o ato de educar; é preciso saber o que vamos fazer, o que queremos fazer e o que podemos fazer”.

Profissionais de instituições públicas e privadas também prestigiaram o evento, além do secretário Estadual da Educação, Paulo Schmidt, o secretário municipal, Valdecir Nath, a chefe do NRE, Inez Delavechia, reitores e diretores.

Durante a semana foram analisadas e estabelecidas metas referentes à formação acadêmica dos profissionais da educação, potencializando a interlocução entre as instituições que atuam na Educação Básica e Superior de Cascavel. O foco da programação foi a discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas dos cursos de licenciatura e a relação entre formação e prática docente. A proposta também foi averiguar os avanços e as limitações em relação à formação dos profissionais do Magistério.

Em palestra, a consultora do Ministério da Educação, Maria Feiges, abordou o tema ‘As licenciaturas como processos de formação humana e profissional: Relações entre formação acadêmica, cotidiano escolar e carreira – as articulações necessárias’. Outra convidada foi a professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Ribeiro, que falou sobre ‘A relação da formação acadêmica com a Educação Básica’.

O coordenador do curso de História, professor Fausto Irschlinger, participou de mesa-redonda, discutindo a organização dos cursos e acompanhamento de ex-alunos. Também apresentou a missão da Unipar, projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Além de Irschlinger, outros professores da casa encabeçaram grupos de trabalhos: Leodefane Bispo, Anália Ogura, Marivane Martin (coordenadora do curso de Matemática) e Carlos Teles de Miranda. O assunto em pauta foi matriz curricular, estágio, atividades complementares, avanços e fragilidades e atividades de extensão para as redes municipais e estaduais.

Redes sociais>