UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Enfermagem alerta sobre perigo das hepatites virais

Publicado em: 12/08/2014 às 10:51

Na Unidade Central de Saúde, equipe também ensinou formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Estudantes entregam folders e agendam testes rápidos para diagnóstico das doenças

A hepatite é uma doença que preocupa o Ministério da Saúde e, por isso, vem desenvolvido campanhas de combate em todo o Brasil. Causada por um vírus que ataca o fígado, ela é transmissível. Na busca por alertar a comunidade sobre riscos de contágio e formas de prevenção, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, montou um estande na entrada da Unidade Central de Saúde.

Supervisionados por professores e enfermeiros, estudantes do quinto ano repassaram aos pacientes orientações importantes quantos aos cuidados que devemos ter para não contrair as hepatites virais e de como funciona o processo de tratamento contra as doenças. “A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. E ela pode ser provocada também por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas”, salientou a responsável técnica, enfermeira Cristiane Pedrozo.

Os futuros enfermeiros também ressaltaram sobre o perigo para a saúde das doenças sexualmente transmissíveis, como Aids e sífiles. Além das orientações, os pacientes também puderam agendar testes rápidos para diagnóstico das doenças. “A participação em eventos como esse nos dá a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula e nos coloca de frente com a realidade da profissão que escolhemos”, diz a acadêmica Larissa Caroline Aguayo.

Outra informação importante repassada pela equipe da Unipar foi sobre o calendário básico de imunização da criança, que está sendo ampliado com a introdução da vacina contra a hepatite A. A dose passa a ser ofertada em todos os postos de saúde do país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças, com faixa etária entre um e dois anos incompletos.

A ação social foi em alusão ao Dia Mundial das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Redes sociais>