Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Estudantes constroem barcos com garrafa pet
Francisco Beltrão: Estudantes constroem barcos com garrafa pet
Publicado em: 08/08/2014 às 17:30
Atividade fez parte do 1º Desafio da Engenharia Civil, que premiou os melhores em flutuabilidade, equilíbrio e propulsão
Estudantes de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, se divertiram muito durante o 1º Desafio da Engenharia, como atividade de encerramento da Semana Acadêmica de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A manhã ensolarada, com temperatura agradável, criou o cenário perfeito para as equipes mostrarem suas habilidades em design e execução de projeto.
Como desafio, eles tinham que projetar e construir um meio de transporte aquático, utilizando garrafas pet, que depois foi testado no lago do Parque Alvorada. A prova teve o suporte de segurança de alunos de Educação Física, Enfermagem e Corpo de Bombeiros do município. O diretor da Unidade, Claudemir José de Souza, comemorou o bom desempenho dos alunos e destacou o empenho para a execução dos projetos.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Cledison Zatta Valdameri, disse que os alunos tiveram oportunidade de aplicar conceitos básicos de engenharia, abrangendo o projeto, execução e desempenho do produto: “Também possibilitou a conscientização dos alunos com o meio ambiente pela utilização de garrafas plásticas descartáveis, envolvendo a coleta e uso de um grande número deste material, e pela realização da prova ao ar livre no lago do Parque Alvorada”.
Depois dos barcos prontos, veio um outro desafio: uma competição de velocidade, em que um tripulante teve de percorrer um circuito em menor tempo. Valdameri diz que o objetivo foi avaliar a flutuabilidade, equilíbrio e propulsão: “Além disso, o barco deveria atender aos critérios de segurança, integridade estrutural e design do produto”.
Todos os participantes da gincana ganharam horas extracurriculares e um ponto no terceiro bimestre em uma das disciplinas cursadas, a qual será escolhida pelo próprio participante.
Para a prova de velocidade foram conferidas medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares. A equipe vencedora é composta por: Andriely Ank, Polyana Kelly de Barros, Lediane Demetreo, Érica Caroline Szydloski, Darlei Ciesca, Leonardo Henz e Gustavo Henrique Gervasoni.