Francisco Beltrão: Clínica odontológica recebe os primeiros pacientes
Publicado em: 05/08/2014 às 19:03
A procura foi excelente; serviços priorizam a população de baixa renda
A clínica odontológica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, iniciou dia 28 o atendimento ao público. Inicialmente foi realizada uma pré-seleção dos pacientes, que foram divididos em dois grupos: os que precisam de prótese total (dentadura) e os que só realizarão o diagnóstico bucal. O espaço conta com 72 consultórios odontológicos, compostos por equipamentos de alta tecnologia, uma ala cirúrgica e uma central de radiologia.
O professor Fabrício Paganini, coordenador do curso de Odontologia, disse que a procura foi excelente. De acordo com ele, os serviços prestados são gratuitos e priorizam a população carente, que não tem condições de pagar um tratamento. “Além de colaborar com o aprendizado dos alunos, a clínica odontológica visa também oferecer um serviço de qualidade para a comunidade, auxiliando no cumprimento das metas do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica.
Ele afirma que toda a parte clínica das próteses e o acompanhamento serão feitos na Unipar. O material foi terceirizado e por isso o paciente terá uma pequena taxa para a confecção da dentadura. O valor poderá ser parcelado em quatro vezes. A partir de agora, todo ano haverá triagem de novos pacientes neste período do ano.
Durante a avaliação e a execução dos procedimentos nos pacientes, os acadêmicos são supervisionados por uma equipe de professores, com titulação de mestrado e doutorado. As atividades da disciplina de Diagnóstico Bucal começam no dia 4 de setembro.
Nesta fase, os pacientes passarão por uma série de exames e avaliações que irão definir um plano de tratamento para atender as necessidades do paciente. Serão realizados todos os procedimentos gratuitamente, como tratamento de canal, extrações, próteses parciais, avaliação de possíveis lesões cancerígenas, entre outros.