Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ex-aluno de História ingressa em programa de doutorado da Udesc
Cascavel: Ex-aluno de História ingressa em programa de doutorado da Udesc
Publicado em: 04/08/2014 às 17:32
Felipe Weissheimer inicia as aulas nesta semana, com pesquisa no campo da história cultural sobre orientalismo e kama-sutras
O ex-aluno do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Felipe Salvador Weissheimer, recentemente defendeu mestrado na Unioeste e comemora mais uma conquista, a aprovação no doutorado em História da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), de Florianópolis.
As aulas começam nesta semana. “Estou entusiasmado com a possibilidade de continuar desenvolvendo minhas pesquisas no campo da história da sexualidade, em especial, sobre as apropriações literárias do kama-sutras (cultura oriental) pelo mercado editorial ocidental”, anima-se o doutorando.
Desde a graduação, o pesquisador desenvolve debates sobre a história da sexualidade e as relações de gênero - relações entre homens e mulheres: suas hierarquias, relações de poder e outras. O estudo sobre o orientalismo (discurso sobre o Oriente), a partir da análise dos kama-sutras, surgiu com um insight nas leituras que efetivava: “É um livro no qual o discurso sobre a sexualidade e as relações de gênero são expressivas”.
Aliado ao tema, o historiador tem formação complementar na área do yoga, como professor há mais de 5 anos, o que, segundo ele, também influenciou na escolha da temática.
Na Universidade, Weissheimer participou do PIC (Programa de Iniciação Científica) e PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica) e, ainda, foi aluno monitor da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos. “Todas as oportunidades foram de suma importância para que eu fosse iniciado nos debates do campo da pesquisa histórica e, em especial, da história cultural, vertente historiográfica que abriu novos campos de análise”, destaca.
Com o ensino de qualidade e incentivos à pesquisa e extensão universitária, a Unipar realiza o seu papel de formação e elevação do nível científico e cultural da população, possibilitando crescimento à região e ao país. Pelo mérito e esforços durante o curso, o colegiado elogia o estudante e parabeniza também os egressos que acabam de ingressar no mestrado: Roger Costa e Karine Biasoto.