UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudante de Publicidade e Propaganda cria estação de rádio na internet

Publicado em: 01/08/2014 às 17:19

‘Café Rock e Humor’ de Dauglis Moreira começou a funcionar em março; ele quer ter seu próprio negócio antes de se formar

Estudante Dauglis Moreira no estúdio da webrádio
Café Rock e Humor toca música durante 24 noras
Café Rock e Humor toca música durante 24 noras

Resistindo às tecnologias, o rádio é um veículo ainda muito presente no nosso dia a dia e uma das mídias mais acessíveis no Brasil, pois tem longo alcance de abrangência. Com o advento e popularização da internet, muito se falou sobre a sobrevivência dos tradicionais meios de comunicação, como jornal e rádio. No entanto, ela trouxe mais possibilidades ao meio e à linguagem radiofônica. Nesse contexto, começaram a surgir rádios sem espaço físico nem transmissão tradicional, hospedadas online e conhecidas como ‘Webrádio’ ou ‘Rádio via Internet’.

A nova ferramenta consiste na transmissão de áudio pela internet, em tempo real, possibilitando emissão de programação ao vivo ou gravada. De olho nesse novo nicho de mercado e decidido a ter seu próprio negócio, o estudante Dauglis Moreira, que cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paranaense – Unipar, criou uma estação de webrádio, a Café Rock e Humor.

O projeto, ainda em fase experimental, começou a funcionar em março. “Sempre gostei de rock, hip hop, folk, mas tinha dificuldade em encontrar esses ritmos nas rádios. Então surgiu a ideia de criar essa webrádio”, conta o estudante.

O futuro publicitário está empolgado com o novo desafio e, segundo ele, a rádio não será um veículo comercial. “A renda virá de uma marca de roupa que vamos criar com o mesmo nome. Assim teremos mais liberdade para elaborar uma programação que agrade o ouvinte”, explica, ressaltando que a grande vantagem é que a internet não tem limites. “Com ela podemos ganhar o mundo, divulgando nosso trabalho e conquistando um público fiel com uma mídia alternativa. No facebook já temos mais de 4.500 likes, sendo mais de 1.500 somente de São Paulo”.

Com cinco meses no ar, a webrádio ainda não tem programação. “Por enquanto estamos veiculando músicas, durante 24 horas. Mas até setembro queremos lançar os programas, falar de comportamento, gravar vídeos de humor e colocar youtube, fazer entrevistas com bandas”, planeja o estudante, que conta com auxílio do irmão Derik Moreira, também aluno de Publicidade e Propaganda, nas tarefas do projeto.

Quem quiser curtir a programação da webrádio pode entrar no site www.caferockehumor.com. Lá também tem o facebook e o blog; em breve, o twitter.

Aliando teoria à prática

Cursando o terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar, o estudante Dauglis Moreira afirma que, além de ter um negócio antes mesmo da formação acadêmica, a estação de webrádio é uma oportunidade de empreender, aplicando os conhecimentos adquiridos na graduação. “Estou colocando em prática um pouco do que já aprendi sobre mídia digital, criação publicitária, e os trabalhos realizados na Rádio Universitária e TV UP”. Ele conta ainda que a experiência de fazer o curso está sendo incrível. “É uma profissão que dá um leque enorme de opções!”

Redes sociais>