UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Enfermagem conscientiza sobre sexualidade e gravidez na adolescência

Publicado em: 28/07/2014 às 14:24

Assuntos contemplaram os mais de 400 alunos do Colégio Rainha da Paz, de Alto Paraná

Atividade transforma hábitos e estilo de vida, propagando a promoção da saúde e prevenção de doenças
Palestra atrai atenção dos mais de 400 alunos da instituição
Palestra atrai atenção dos mais de 400 alunos da instituição

Os alunos do Colégio Rainha da Paz, do município de Alto Paraná/PR, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Os dois assuntos foram discutidos em palestra, ministrada por estagiários do CSE (Centro de Saúde Escola), projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí.

De forma interativa, o grupo de futuros enfermeiros contemplou mais de 400 jovens com orientações sobre anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores e o seu amadurecimento conforme a idade para uma gestação segura à mãe e ao bebê. Ainda falaram das alterações ocorridas no organismo feminino e masculino na fase da adolescência e a importância dessa transformação para a vida adulta.

Os estagiários também esclareceram dúvidas quanto à sexualidade na adolescência, enfatizando os riscos da atividade sexual desprotegida e as consequências da gravidez indesejada nesta fase do ciclo vital e as modificações que ela gera na vida das pessoas envolvidas, principalmente quando o corpo ainda não está totalmente preparado para desenvolver a gravidez, sujeitando a gestante não apenas aos riscos fisiológicos, mas, também, aos riscos emocionais, sociais, familiares e o comprometimento dos estudos e das atividades pertinentes a esta faixa etária.

“Atividades que aproximam o acadêmico da comunidade, fazendo-o transmitir conhecimentos específicos, certamente oportunizam a reflexão sobre o seu papel na comunidade como transformador de hábitos e estilo de vida, propagando a promoção da saúde, prevenção de doenças e tudo que contribui para a melhoria da qualidade de vida”, avalia a coordenadora do curso, professora Simone Zerbato.

Redes sociais>