Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Serviços do PAE têm boa procura por estudantes
Paranavaí: Serviços do PAE têm boa procura por estudantes
Publicado em: 25/07/2014 às 15:20
Com atendimento noturno, projeto de Enfermagem presta vários serviços para a comunidade interna
Desde que entrou em funcionamento, o Pronto Atendimento Escola (PAE) da Universidade Paranaense - Unipar tem tido boa receptividade, na Unidade de Paranavaí. Projeto do curso de Enfermagem, tem como objetivo principal atender no quesito saúde/doença a comunidade universitária, incluindo-se alunos, professores e funcionários durante o período noturno.
Os atendimentos são prestados pela Responsável Técnica, enfermeira Jaqueline Paes e envolve verificação da pressão arterial, consultas de enfermagem com identificações de problemas como infecção urinária, hipotensão, quadros de ansiedade e estresse, principalmente em períodos que antecedem as avaliações oficiais e durante as avaliações oficiais.
"Outras situações, como quadros de cefaleia, enjoo, náuseas, vômito e dores corporais, são atendidas e quando é necessário intervir medicamentosamente ou observa-se quadro clínico que é indispensável a intervenção médica é contatada a família e o aluno ou funcionário é encaminhado para atendimento de saúde em Pronto Atendimento Municipal ou para hospitais do município", esclarece a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Simone Baggio.
Ela faz balanço positivo dos serviços prestados: "Percebe-se que a comunidade acadêmica se sente segura com este serviço e muitos acadêmicos, principalmente alunas, procuram as orientações de enfermagem para problemas de saúde ou dúvidas de ordem ginecológica, obstétrica e sexual".
Durante o primeiro semestre letivo deste ano foram realizados 86 atendimentos e 37 orientações relacionadas à saúde da mulher.
Destaca-se, ainda, atividades desenvolvidas pelo PAE com envolvimento de alunos do curso de Enfermagem que visa à saúde dos funcionários, como vacinação contra o vírus influenza e demais vacinas, conforme preconizado para o adulto pelo Ministério da Saúde, e agendamentos para coleta de material para o exame papanicolau.