Você está aqui: Notícias > Trabalho a distância: Estudante é funcionária de empresa do Rio de Janeiro
Trabalho a distância: Estudante é funcionária de empresa do Rio de Janeiro
Publicado em: 21/07/2014 às 17:00
Ana Lúcia de Carvalho, do curso de Ciências Contábeis do Câmpus-Sede, atua como analista de relatórios gerenciais da CBN Assessoria
Com a modernização e o avanço da tecnologia, não só a educação, mas também o trabalho a distância é uma tendência que vem se firmando dia a dia no mercado mundial. Embora uma vez ou outra o funcionário tenha que comparecer na sede da empresa, as tarefas que dispensam sua presença para serem realizadas passaram a permitir que a execução fosse feita em casa.
O resultado desta versatilidade foi o nítido aumento de pessoas que optaram por trabalhar em suas residências, interligadas com suas empresas. É o caso da estudante Ana Lúcia de Carvalho, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus-Sede. Por meio de uma plataforma de acesso remoto, a universitária trabalha como analista de relatórios gerenciais da CBN Assessoria Contábil, com sede no Rio de Janeiro/RJ.
“Estou lá há seis anos; em 2012 me casei e vim morar em Umuarama. Como queria permanecer na empresa, a única saída foi optar pelo trabalho facilitado pela internet”, conta a aluna, afirmando que está adorando a experiência. “É mais tranquilo, tenho mais tempo para me dedicar às obrigações, já que não preciso sair de casa para enfrentar o estresse do trânsito. Assim, no meu dia a dia o trabalho rende muito mais”. Ela conta que é chamada para comparecer na empresa de duas a três vezes por ano para participar de treinamentos e reuniões.
“As pessoas estão conectadas e disponíveis em razão dos avanços tecnológicos. E esta era cibernética viabiliza a interligação do empregado com o empregador, fato que temos que valorizar e usufruir”, ressalta o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, acrescentando que essa nova tendência no mercado de trabalho é bem-vinda e traz vantagens para os dois lados. “O funcionário tem mais comodidade para produzir e, consequentemente, a empresa vai ganhar mais com o aumento na produção”.
Na cidade maravilhosa, Ana Lúcia estudava na Universidade Gama Filho. Na Unipar, ela está cursando o terceiro ano. “A adaptação à metodologia de ensino foi fácil. Aqui os professores são experientes e a infraestrutura e os projetos do curso são ótimos. Significa que a Instituição se preocupa em fornecer um ensino de qualidade”, elogia a futura contadora, que é bolsista do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica).