UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Projeto de Psicologia adere a campanhas contra o abuso sexual infanto-juvenil

Publicado em: 15/07/2014 às 15:00

Narração de história com fantoches e outras atividades educativas foram realizadas no Cemic, CPA, UBS Aclimação e Eureca

Teatro chama a atenção de crianças de Cemic
Teatro chama a atenção de crianças de Cemic
Projeto contempla pacientes mirins do Centro de Psicologia da Unipar
Projeto contempla pacientes mirins do Centro de Psicologia da Unipar
Acadêmicos levam projeto a crianças do Eureca I

Voltado a despertar a reflexão sobre a importância de não se calar frente a uma situação de violação ou abuso, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar coloca em prática o projeto de extensão ‘Contando Segredos’. As atividades iniciaram em março, com os acadêmicos Felipe Trevisan, Dyeniffer Parisoto, Mayara de Paula, Caroline Borges e Taynara Michelon. A orientação é da psicóloga Monique Färber.

A história adaptada pelos acadêmicos foi ‘O Segredo de Tartanina’, que narra de maneira assertiva a compreensão frente à triste experiência que é o abuso sexual infantil. Um dos locais que recebeu o trabalho foi a Unidade de Saúde Escola, do bairro Aclimação, contemplando a população que aguardava atendimento em sala de espera. Os alunos utilizaram recursos lúdicos e teatro de fantoches, alertando sobre os prejuízos e consequências negativas na vida dos envolvidos - vítima, família ou abusador.

O Cemic (Centro Social Beneficente da Paróquia São Cristóvão) foi outro local visitado. Para a psicóloga da entidade, Daniele Vacari, as atividades vieram ao encontro das necessidades das crianças atendidas, “os recursos visuais, o material diferenciado, o cuidado e a delicadeza com que o tema foi abordado, complementaram o nosso trabalho”.

A experiência positiva foi semelhante em outro espaço de contra turno social, o Eureca I, no bairro Interlagos. A coordenadora, Adriana Rossini, e a pedagoga, Gislaine Ferreira, esclarecem que esse é o objetivo do Eureca, trabalhar a prevenção. “Precisamos fazer isso sempre; a presença dos alunos de Psicologia, com a contação de história, reforça nossas ações do dia a dia”.

O teatro da Tartanina também foi encenado para crianças do projeto de extensão ‘Oficinas Terapêuticas de Contos Infantis’, que acontece no CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unipar. Segundo a psicóloga Queli Peccini, orientadora das alunas, “esta parceria foi de muita valia, possibilitando às crianças compreenderem a importância de romper o silêncio. Foi um encontro bem terapêutico, todos ficaram mobilizados e tiveram uma atitude mais autônoma dentro do próprio grupo”.

Redes sociais>