UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Enfermagem participam de Simpósio Internacional

Publicado em: 09/07/2014 às 15:48

Em São Paulo, grupo apresenta pesquisas nas áreas de Assistência de Enfermagem e transtorno mental

Estudantes Ariady de Andrade, Maria Luiza Baréa, Marilisa Machado e Marineuza da Silva
Grupo também visitou o hospital Albert Einstein
Cálculo renal é uma das áreas de pesquisa
Acadêmica apresenta trabalho na área de saúde mental
Estudante apresenta estudo em Assistência de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foi representado no 7º SIEN (Simpósio Internacional de Enfermagem), realizado em São Paulo. As estudantes Ariady de Andrade, Maria Luiza Baréa, Marilisa Machado e Marineuza da Silva apresentaram pesquisas.

Os trabalhos tiveram como foco a linha de Assistência de Enfermagem, contendo relatos de experiência e revisões bibliográficas. Houve também a exposição de trabalho na área de saúde mental. Todos com a orientação e apoio de professores do curso.

O evento foi promovido pela DPAQSMA (Divisão de Prática Assistencial, Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), do HIAE (Hospital Israelita Albert Einstein). Além de incentivar a divulgação de estudos científicos, a participação propiciou às acadêmicas assistirem a palestras, minicursos e vídeo-conferências com profissionais renomados, do Brasil, EUA, Colômbia, Suíça, Israel e Bélgica.

O SEIN teve como tema central ‘Enfermeiro: recurso-chave no futuro do Sistema de Saúde’ e discutiu, principalmente, segurança do paciente e métodos empregados pelo HIAE, visando a promoção de saúde e cuidados, em relação aos pacientes e aos colaboradores. Na oportunidade, as alunas visitaram a Feira Hospitalar de São Paulo, realizada simultaneamente, onde conheceram produtos e novas tecnologias.

Duas das alunas, Ariady e Maria Luiza, fazem parte do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica), respectivamente. Segundo Ariady, “participar do Pibic abre espaço para uma futura especialização, como mestrado e doutorado, além de familiarizar-se com a pesquisa e área de interesse. O segundo ponto importante é ir a campo, realizar a pesquisa qualitativa, o que torna a experiência mais rica, por vivenciar várias realidades da profissão antes da formação”.

Redes sociais>