UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Programa de residência médica contribui no atendimento dos hospitais

Publicado em: 07/07/2014 às 18:00

Resultado da parceria entre Unipar, Prefeitura e os hospitais Norospar, Cemil e Nossa Senhora Aparecida, trabalho começou em março; seis graduados em Medicina participam

Residentes Renato Ricci e Bianca Galinari: aprofundando os conhecimentos da graduação
Residente Aliny Reberte atende recém-nascido: teoria e prática
Residente Januário Francisco Cavalcante examina paciente na pediatria do hospital Norospar: satisfação com a experiência que vem adquirindo
Residente Bianca Galinari optou pela especialidade de Clínica Médica
Diretor do hospital Norospar, médico Salem Rahal
Diretor do hospital Nossa Senhora Aparecida, médico Francisco Alvares
Residentes Arturo Serrano e Eduardo Vinicius Bertacchin

Para reduzir o déficit da falta de médicos e melhorar os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), que tem passado por uma série crise nos últimos anos, o Governo Federal lançou o programa ‘Mais Médicos’. Além da contratação de estrangeiros, programa prevê ampliação das vagas em faculdades, universidades e residências médicas. Com isso, segundo o MEC (Ministério da Educação), até 2017 devem ser criadas mais de 11 mil novas vagas em cursos de medicina de todo o Brasil.

No Paraná, quatro cidades foram pré-selecionadas pelo Governo para implantar a graduação: Umuarama, Guarapuava, Pato Branco e Campo Mourão. Depois de receberem a boa notícia, a Prefeitura Municipal, a Universidade Paranaense e os hospitais Norospar, Cemil e Nossa Senhora Aparecidada uniram suas forças e vêm cumprindo com todas as exigências do MEC para que o processo de implantação seja concretizado.

Uma delas é o Programa de Residência Médica, que já iniciou suas atividades no mês de março. O processo seletivo foi realizado no Câmpus-Sede da Unipar e seis graduados em Medicina foram selecionados. Destes, quatro recebem bolsa do Governo Federal para participar da residência; os outros dois são custeados pela Unipar.

No Nossa Senhora Aparecida, dois residentes atuam na especialidade de Cirurgia Geral. Para o diretor da instituição, médico Francisco Alvarez, a residência colabora no atendimento aos pacientes e na qualidade dos serviços.

“A Unipar nos procurou para fazer essa parceria e resolvemos apostar porque sabemos o quanto ela preza pela excelência no que faz”, ressalta. “E a residência médica é sempre bem-vinda para qualquer instituição de saúde, já que ela passa a ser também um hospital-escola, onde há uma troca de conhecimento entre residentes e preceptores [médico supervisor]. No final, todos saem ganhando, principalmente a população, que terá mais médicos para atendê-la”, enfatiza.

“Como já temos um Centro de Estudos, a residência médica chegou em boa hora; é um meio atrair mais profissionais da saúde para a cidade e região, em várias especialidades. E aqui no hospital, ao mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos com os residentes”, emenda o médico João Jorge Hellú, diretor do Hospital Cemil, onde atuam dois residentes na especialidade de Clínica Médica.

Os outros dois são residentes do Norospar. “A residência médica é de extrema importância para a cidade, para o hospital... Além de ampliar o conhecimento do graduado, que precisa continuar com os estudos durante os dois anos que permanece no hospital, beneficia também os usuários do SUS”, defende o diretor, médico Salem Rahal.

Para a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, o programa está superando todas as expectativas. “Trabalhamos com afinco nesse processo e tudo está saindo como planejamos, integrando serviço com o ensino; ao mesmo tempo em que o residente trabalha e ajuda no atendimento à população, também aprende com os médicos supervisores”.

A equipe da Unipar já abriu as inscrições para mais um processo seletivo dos Programas de Residência Médica. Desta vez serão ofertadas duas vagas para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade (Instituto Nossa Senhora Aparecida). Mais informações podem ser obtidas no site da Unipar, no link Residência Médica, ou pelo telefone (44) 3621- 2836.

Praticando as teorias da Medicina

Além dos atendimentos aos usuários do SUS, que são supervisionados pelo preceptor [médico supervisor], e os estudos de casos clínicos que realizam nos hospitais, os seis graduados que integram o Programa de Residência Médica também participam de seminários e recebem aulas teóricas, ministradas por professores doutores no Câmpus-Sede da Unipar. Formado pela Uningá e egresso do curso de Fisioterapia da Unipar, o residente Januário Francisco Cavalcante é o representante do grupo. “Optei pela pediatria e estou adorando a experiência. É uma oportunidade de fomentar, de aprofundar tudo que aprendi no curso de Medicina. Aqui no Norospar o aprendizado é diário; a cada visita, a cada conversa com o paciente, com o médico supervisor, enriqueço meu conhecimento”, conta animado o futuro especialista. A colega Aliny Reberte também escolheu pediatria e acrescenta: “A residência também exige esse lado voltado para a pesquisa, em que temos que participar de aulas teóricas e desenvolver um projeto científico; tudo isso traz atualização e agrega mais conhecimento ao nosso currículo. E poder colaborar com a saúde dos bebês, das crianças, é tudo que eu tracei para o meu futuro”. Renato Ricci e Bianca Galinari são residentes no hospital Cemil, e Arturo Serrano e Eduardo Vinicius Bertacchin, no Nossa Senhora Aparecida.

Curso de Medicina na Unipar

Desde que Umuarama foi uma das quatro cidades do Paraná pré-selecionadas pelo MEC (Ministério da Educação) para implantação do curso de Medicina, professores e gestores da Universidade Paranaense não têm medido esforços para que a Instituição conquiste o direito de ofertar a graduação. Neste mês está prevista a vinda de uma comissão do Ministério da Educação. A visita refere-se à penúltima etapa do processo de implantação e tem como objetivo avaliar a estrutura de saúde existente na cidade, como hospitais, UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidade Pronto Atendimento), além da Instituição de Ensino Superior candidata a sediar o curso. As outras três cidades já receberam a equipe. “Após esta avaliação, será divulgado o resultado final da pré-seleção de municípios e a seleção das instituições de ensino superior”, explica a diretora de Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, ressaltando que há mais de dois anos a Unipar luta por essa causa. “Obedecemos todos os critérios do MEC. Portanto, estamos otimistas e confiantes quanto ao resultado”.

Redes sociais>