Você está aqui: Notícias > Toledo: curso de farmácia, da graduação ao mestrado
Toledo: curso de farmácia, da graduação ao mestrado
Publicado em: 21/05/2010 às 14:04
Contribuindo para a qualificação de profissionais na região, o curso de Farmácia comprova sua solidez com a criação da especialização e do mestrado, oferecido em parceria com a UFSC
O Brasil, particularmente a região oeste do Paraná, tem vivido uma revolução silenciosa no campo do desenvolvimento tecnológico de fármacos e medicamentos e a Universidade Paranaense desempenha um papel pró-ativo nesta revolução, atuando na formação de recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico do setor farmacêutico.
O curso de Farmácia da UNIPAR, Campus de Toledo, implantado em 1998, formou mais de trezentos bacharéis em Farmácia, com conhecimento na área de atenção farmacêutica, análises clínicas e indústria de alimentos e medicamentos. Egressos do curso atuam em centenas de farmácias da região, no setor público e privado, em instituições de ensino e como pesquisadores nas indústrias da região.
Para aprimorar o conhecimento na área, a UNIPAR oferece, além da graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Criada em 2008, a especialização em Farmacologia contemplava os Aspectos Racionais da Lógica Terapêutica, adotando, no ano passado, uma nova versão, com enfoque na Farmacologia Clínica. O curso está com inscrições abertas para a formação de uma nova turma, prevista para começar no próximo dia 23. O público-alvo é formado por farmacêuticos, dentistas, médicos e enfermeiros.
Para o coordenador da pós-graduação, professor Jean Colacite, “o sucesso do curso é fruto da parceria entre a equipe de docentes e o colegiado da graduação que não medem esforços para manter a matriz curricular atualizada e completa, além de buscar os melhores professores”.
Outra novidade, no ano passado, foi a oferta do mestrado em Farmacologia, lançado em parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina, permitindo aos profissionais chegar à fronteira do conhecimento na área de fármacos e medicamentos, capacitados a formular hipóteses para o desenvolvimento de produtos inovadores. Integram o curso, médicos renomados de Toledo, pesquisadores das empresas Biocinese e Prati-Donaduzzi, professores de instituições da região e ex-alunos de Farmácia.
O objetivo é formar mestres aptos a entender os princípios que regem a interação entre os fármacos e o organismo, incluindo formas de emprego, percurso no organismo, mecanismos de ação, mensuração dos efeitos desejados e adversos, interação com alimentos e outros fármacos.
A primeira turma já iniciou as atividades práticas de pesquisa, envolvendo plantas nativas (interesse medicinal0, bioequivalência de medicamentos, consumo de medicamentos por grupos específicos e desenvolvimento de novas formulações.
Segundo o coordenador do mestrado, professor doutor Euclides Lara Cardozo Junior, na região sul do Brasil, Toledo é a única cidade a possuir tamanho desenvolvimento no setor de medicamentos, através das instituições de ensino ou das empresas: “Esta pujança tem atraído profissionais de outras regiões, estabelecendo um ciclo positivo de desenvolvimento tecnológico, que atrai mais desenvolvimento, impactando toda a economia da região”.
E destaca: “Nos laboratórios das instituições de pesquisa de Toledo, tendo ao fundo um horizonte de plantações de soja, milho e trigo, estão em desenvolvimento pesquisas com medicamentos que poderão atender às necessidades de saúde da população brasileira. Isto é inovação tecnológica. É caminhar com confiança para se chegar ao verdadeiro desenvolvimento sustentável”.
A coordenadora da graduação, professora Patrícia Doblinski, se orgulha dos bons frutos, que foram semeados com a implantação da UNIPAR na cidade: “Temos um curso sólido, reconhecido pelo Ministério da Educação e pela sociedade, que oferece, do primeiro ao último ano, uma estrutura de excelência, de ambientes de estágio reais, de programas de extensão e de iniciação científica que complementam a sua formação profissional”.
Outro orgulho para o corpo docente são as aprovações de ex-alunos em mestrados reconhecidos. A última conquista foi da aluna Nathielle Miranda, que, recém-formada ingressou no programa de Ciências Farmacêuticas da UEM.
Mais informações podem ser obtidas na coordenação da graduação, pelo telefone (45) 3277-8500 ou e-mail: farmacia-tol@unipar.br