Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Missão de uma universidade é reforçada em palestras de ‘Capacitação Docente’
Paranavaí: Missão de uma universidade é reforçada em palestras de ‘Capacitação Docente’
Publicado em: 04/07/2014 às 11:00
Ciclo reuniu professores de todos os cursos; evasão e tutoria foram temas da pauta
Os professores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, participaram de três importantes palestras para a melhoria do ensino em sala de aula.
O professor doutor Ricardo de Melo Germano presidiu a primeira palestra, abordando sobre ‘Docência Universitária: Profissão Acadêmica’, que teve como foco principal a metodologia em todos os níveis: “A Unipar deve propor conhecimentos focando a indissociabilidade das atividades de ensino pesquisa e extensão”.
Germano também enfatizou que os professores devem sempre buscar o exercício dos conhecimentos na prática e conhecer a pesquisa bibliográfica como referência de uma Universidade.
A segunda palestra foi do professor Edmar José Chagas, que falou sobre problemas comuns e preocupantes que acontecem no primeiro ano no Ensino Superior. O objetivo foi refletir com os docentes os principais motivos que levam à evasão e as propostas de soluções que podem ser tomadas para diminuí-la.
“Algumas medidas devem ser adotadas para se chegar a soluções, como trabalhar a diversidade em sala de aula, motivar o aluno para o curso, ensinar o aluno a pensar e a buscar o melhor”, argumentou.
O professor destacou ainda que, nas avaliações, devem ser propostas questões desafiadoras e fazer o aluno raciocinar, para que ele supere suas dificuldades e limitações: “O aluno deve ser participante do processo de ensino aprendizagem e não expectador”.
A terceira palestra foi ministrada pela coordenadora Setorial do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Cristiane de Mello, que abordou ‘Instrução Normativa – Professor Tutor’. Ela salientou os objetivos da tutoria acadêmica, que é o de colaborar com o processo educativo dos alunos, analisar e interpretar os resultados quantitativos e qualitativos da aprendizagem, além de estabelecer interlocução entre estudantes e professores.
“Temos que salientar que é preciso ter uma visão interdisciplinar do curso e da Universidade. O professor tutor deve converter-se no professor de referência da turma, pois irá acompanhá-los tanto em formação humana, quanto na formação científica”, defendeu