Paranavaí: Estudantes de Arquitetura visitam a 28ª Edição da Casa Cor
Publicado em: 27/06/2014 às 16:00
Em São Paulo, puderam contemplar os 79 espaços elaborados por renomados profissionais da área
Buscando promover atualização de conhecimentos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, marcou presença em um dos maiores eventos do país, na área de arquitetura e decoração.
Acadêmicos do 1º e 2º anos do curso, acompanhados das professoras Daniele Mattos e Geovana Camargo, visitaram a Casa Cor São Paulo 2014, no Jockey Club (em 31/05). O evento segue até 20 de julho.
“Viagens técnicas como esta têm como meta levar os estudantes a uma visualização real de teorias aprendidas em sala de aula e, ainda, são fundamentais para complementar, para enriquecer a bagagem de conhecimentos dos futuros profissionais de arquitetura que estamos formando”, justificam as professoras.
A viagem contou ainda com uma parada no Parque do Ibirapuera, no qual os estudantes puderam apreciar seu conjunto arquitetônico. Também conheceram o Mercadão Municipal de São Paulo e o Masp (Museu de Arte Moderna).
Para a coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa, a viagem é uma das mais importantes maneiras do estudante vivenciar a arquitetura, além do conhecimento adquirido e em contato com a escala real da arquitetura, a construção.
“No parque do Ibirapuera os acadêmicos puderam ter contato com as obras do mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemyer, além de projetos como os da arquiteta Lina Bo Bardi e do Museu de Arte Moderna (visitado internamente); nesse, tiveram também a chance de apreciar exposição de artistas importantes, como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Amilcar de Castro, Di Cavalcanti e Alfredo Volpi”, conta a coordenadora.
Ela lembra que a 28ª Edição da Casa Cor enfatizou conceito de morar bem e os seus 79 ambientes instalados encheram os olhos de todos, atingindo os objetivos desta aula prática. A estudante Nathalya Fernandes confirma. Ela diz que surpreendeu a todos: “Antes de conhecer a Casa Cor, eu achava que tinha bom gosto; agora, percebi o que é realmente bom gosto”, admite. “A Casa Cor é algo que encanta o olhar dos futuros arquitetos”, acrescenta o estudante Felipe Cardoso.
“Fascinante seria a palavra que resumiria os 79 espaços elaborados por renomados profissionais da área”, sentencia a professora Daniele. “A Casa Cor traz a fotografia para dentro da arquitetura, transformando-a em parte do próprio ambiente e não mais mero elemento de um porta-retratos. Os espaços ganham uma identidade única com a presença das imagens, se integrando ao público que os visitavam, em uma visão inspiradora e acolhedora. Por isso essa experiência foi muito importante para todos”.
Para a professora Geovana Camargo, as viagens são sempre importantes pelo conhecimento adquirido em todo percurso, até mesmo pelo que se observa da janela do ônibus no percorrer do roteiro: "A cidade de São Paulo é uma aula de arquitetura, de urbanismo, de história, de vida, por todos os lados; mesmo a demora no trânsito não atrapalha, porque temos arquitetura para observar. É o novo, o antigo, o luxo e a miséria, tudo tão próximo. Podemos repetir os mesmos roteiros, que mesmo assim há sempre algo diferente para ver, analisar”.
Ela destaca também o empenho dos estudantes para a realização dessa viagem: “Houve muito interesse, porque sabem que sempre voltam com um outro olhar. Sem esse entrosamento todo seria impossível”.