UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de Arquitetura visitam a 28ª Edição da Casa Cor

Publicado em: 27/06/2014 às 16:00

Em São Paulo, puderam contemplar os 79 espaços elaborados por renomados profissionais da área

Acadêmicos na maior mostra de arquitetura e decoração do País: atualização de conhecimentos
Estudantes em um dos mais de setenta ambientes da Casa Cor elaborados por profissionais renomados
Estudantes em um dos mais de setenta ambientes da Casa Cor elaborados por profissionais renomados
Estudantes em um dos mais de setenta ambientes da Casa Cor elaborados por profissionais renomados
Visita ao Auditório Ibirapuera
Visita ao Auditório Ibirapuera
Visita ao Museu da Arte Moderna
Visita ao Museu da Arte Moderna

Buscando promover atualização de conhecimentos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, marcou presença em um dos maiores eventos do país, na área de arquitetura e decoração.

Acadêmicos do 1º e 2º anos do curso, acompanhados das professoras Daniele Mattos e Geovana Camargo, visitaram a Casa Cor São Paulo 2014, no Jockey Club (em 31/05). O evento segue até 20 de julho.

“Viagens técnicas como esta têm como meta levar os estudantes a uma visualização real de teorias aprendidas em sala de aula e, ainda, são fundamentais para complementar, para enriquecer a bagagem de conhecimentos dos futuros profissionais de arquitetura que estamos formando”, justificam as professoras.

A viagem contou ainda com uma parada no Parque do Ibirapuera, no qual os estudantes puderam apreciar seu conjunto arquitetônico. Também conheceram o Mercadão Municipal de São Paulo e o Masp (Museu de Arte Moderna).

Para a coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa, a viagem é uma das mais importantes maneiras do estudante vivenciar a arquitetura, além do conhecimento adquirido e em contato com a escala real da arquitetura, a construção.

“No parque do Ibirapuera os acadêmicos puderam ter contato com as obras do mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemyer, além de projetos como os da arquiteta Lina Bo Bardi e do Museu de Arte Moderna (visitado internamente); nesse, tiveram também a chance de apreciar exposição de artistas importantes, como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Amilcar de Castro, Di Cavalcanti e Alfredo Volpi”, conta a coordenadora.

Ela lembra que a 28ª Edição da Casa Cor enfatizou conceito de morar bem e os seus 79 ambientes instalados encheram os olhos de todos, atingindo os objetivos desta aula prática. A estudante Nathalya Fernandes confirma. Ela diz que surpreendeu a todos: “Antes de conhecer a Casa Cor, eu achava que tinha bom gosto; agora, percebi o que é realmente bom gosto”, admite. “A Casa Cor é algo que encanta o olhar dos futuros arquitetos”, acrescenta o estudante Felipe Cardoso.

“Fascinante seria a palavra que resumiria os 79 espaços elaborados por renomados profissionais da área”, sentencia a professora Daniele. “A Casa Cor traz a fotografia para dentro da arquitetura, transformando-a em parte do próprio ambiente e não mais mero elemento de um porta-retratos. Os espaços ganham uma identidade única com a presença das imagens, se integrando ao público que os visitavam, em uma visão inspiradora e acolhedora. Por isso essa experiência foi muito importante para todos”.

Para a professora Geovana Camargo, as viagens são sempre importantes pelo conhecimento adquirido em todo percurso, até mesmo pelo que se observa da janela do ônibus no percorrer do roteiro: "A cidade de São Paulo é uma aula de arquitetura, de urbanismo, de história, de vida, por todos os lados; mesmo a demora no trânsito não atrapalha, porque temos arquitetura para observar. É o novo, o antigo, o luxo e a miséria, tudo tão próximo. Podemos repetir os mesmos roteiros, que mesmo assim há sempre algo diferente para ver, analisar”.

Ela destaca também o empenho dos estudantes para a realização dessa viagem: “Houve muito interesse, porque sabem que sempre voltam com um outro olhar. Sem esse entrosamento todo seria impossível”.

Redes sociais>