Você está aqui: Notícias > Umuarama: Horto Medicinal recebe visita de funcionários do viveiro de Cruzeiro do Oeste
Umuarama: Horto Medicinal recebe visita de funcionários do viveiro de Cruzeiro do Oeste
Publicado em: 25/06/2014 às 14:20
No projeto de extensão, visitantes ampliaram conhecimentos sobre as espécies de plantas e suas formas de cultivo
Com mais de quatrocentas espécies cultivadas num espaço de trinta mil metros quadrados, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar chama atenção não só pela sua grandiosidade, mas pelo princípio que segue, o de colaborar para a socialização do conhecimento. Aberto à comunidade, recebe visita durante todo o ano letivo.
Dias atrás, foi a vez de um grupo de funcionários do Viveiro de Mudas de Cruzeiro do Oeste conhecer o projeto de extensão do curso de Farmácia. Recebidos por estatiários e a coordenadora, professora Ezilda Jacomassi, os vistitantes ficaram encantados com o que viram. Eles aprenderam mais sobre plantas briófitas e pteridófitos [vegetais que não dão flores] e plantas medicinais e seu uso correto.
“Aqui eles têm a oportunidade de enriquecer os conhecimentos sobre o cultivo e os benefícios das espécies, identificando o objetivo e a utilização de cada erva”, explicou Jacomassi, que repassou informações e esclareceu dúvidas dos visitantes.
O grupo foi embora levando algumas mudas ‘matrizes’, que serão plantadas no viveiro. “Com isso queremos incentivar os agricultores da região a cultivar e usar as plantas e, posteriormente, implantar hortas medicinas nas Unidades de Saúde do munícipio”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruzeiro do Oeste, Benedito Antonio Alves, que intermediou a visita.
Situado no Câmpus Cruzeiro (ou Câmpus II, como é mais conhecido), o Horto Medicinal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas no Prove (Programa de Valorização da Educação), pelo telefone (44) 3621-2848.