Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Em doutorado na USP, professora pesquisa eficiência energética em edificações
Paranavaí: Em doutorado na USP, professora pesquisa eficiência energética em edificações
Publicado em: 25/06/2014 às 10:00
Diana Lima se concentra em projeto arquitetônico bioclimático, focado em fontes energéticas alternativas
Os professores da Universidade Paranaense estão constantemente em busca de novos desafios, preocupados em aprimorar seus conhecimentos para repassá-los aos estudantes que veem a Unipar como uma porta de entrada para o sucesso profissional.
É o que está fazendo a professora Diana Lima, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Paranavaí. No ano passado, ela foi aprovada no doutorado em Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo).
Recentemente, a professora concluiu no Câmpus de São Carlos a disciplina ‘Introdução à Simulação Computacional do Desempenho Termoenergético de Edificações: relatório de simulação de um edifício’, ministrada pela professora doutora Karin Maria Soares Chvatal, com colaboração do professor doutor Victor Figueiredo Roriz.
“Esta disciplina tem como objetivo fazer a introdução ao programa EnergyPlus, que atua na simulação do desempenho termoenergético de edificações, o qual busca promover a economia no uso de energia por meio de um projeto arquitetônico bioclimático, com a utilização de novas tecnologias e uso de energia de fontes energéticas alternativas, que não comprometem os níveis de saúde e conforto da edificação”, explica a docente.
Os programas de simulação computacional de desempenho termo-energético de edificações, segundo a docente, têm evoluído significativamente nos últimos anos, devido à crescente preocupação com a eficiência energética. “Com o aprimoramento das suas funcionalidades e um melhor entendimento do seu potencial e limitações, a simulação tem se tornado um importante método de pesquisa”.
O EnergyPlus simula o consumo de energia da edificação a partir de informações climáticas da região, descrição arquitetônica e construtiva do prédio, padrões de uso e ocupação, potência instalada em iluminação, equipamentos, características do sistema de condicionamento de ar e estrutura tarifária.
“Esses conhecimentos irão auxiliar nos meus projetos de pesquisa, que são desenvolvidos na área de conforto térmico com ênfase em eficiência energética. Além disso, o aprendizado do uso do software e suas repercussões serão assuntos difundidos e debatidos com meus alunos em sala de aula”, conclui a doutoranda.