UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Em doutorado na USP, professora pesquisa eficiência energética em edificações

Publicado em: 25/06/2014 às 10:00

Diana Lima se concentra em projeto arquitetônico bioclimático, focado em fontes energéticas alternativas

Tela do programa desenvolvido pela docente na disciplina ‘Introdução à Simulação Computacional do Desempenho Termoenergético de Edificações’

Os professores da Universidade Paranaense estão constantemente em busca de novos desafios, preocupados em aprimorar seus conhecimentos para repassá-los aos estudantes que veem a Unipar como uma porta de entrada para o sucesso profissional.

É o que está fazendo a professora Diana Lima, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Paranavaí. No ano passado, ela foi aprovada no doutorado em Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo).

Recentemente, a professora concluiu no Câmpus de São Carlos a disciplina ‘Introdução à Simulação Computacional do Desempenho Termoenergético de Edificações: relatório de simulação de um edifício’, ministrada pela professora doutora Karin Maria Soares Chvatal, com colaboração do professor doutor Victor Figueiredo Roriz.

“Esta disciplina tem como objetivo fazer a introdução ao programa EnergyPlus, que atua na simulação do desempenho termoenergético de edificações, o qual busca promover a economia no uso de energia por meio de um projeto arquitetônico bioclimático, com a utilização de novas tecnologias e uso de energia de fontes energéticas alternativas, que não comprometem os níveis de saúde e conforto da edificação”, explica a docente.

Os programas de simulação computacional de desempenho termo-energético de edificações, segundo a docente, têm evoluído significativamente nos últimos anos, devido à crescente preocupação com a eficiência energética. “Com o aprimoramento das suas funcionalidades e um melhor entendimento do seu potencial e limitações, a simulação tem se tornado um importante método de pesquisa”.

O EnergyPlus simula o consumo de energia da edificação a partir de informações climáticas da região, descrição arquitetônica e construtiva do prédio, padrões de uso e ocupação, potência instalada em iluminação, equipamentos, características do sistema de condicionamento de ar e estrutura tarifária.

“Esses conhecimentos irão auxiliar nos meus projetos de pesquisa, que são desenvolvidos na área de conforto térmico com ênfase em eficiência energética. Além disso, o aprendizado do uso do software e suas repercussões serão assuntos difundidos e debatidos com meus alunos em sala de aula”, conclui a doutoranda.

Redes sociais>