Você está aqui: Notícias > Cascavel: Confraternização entre funcionários fecha a 13ª Sipat
Cascavel: Confraternização entre funcionários fecha a 13ª Sipat
Publicado em: 20/06/2014 às 14:40
Palestras educativas, teatro, apresentação musical, futebol e posse da nova gestão da Cipa marcaram o evento
Com programação diversificada, troca de conhecimento e entrosamento, a Universidade Paranaense – Unipar realizou a 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O evento foi organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), gestão 2013/2014, e reuniu colaboradores de todos os setores e docentes da Instituição.
Foram cinco dias dedicados à reflexão de temas diversos, com foco no crescimento pessoal e profissional. Uma das palestras foi sobre os malefícios do uso de drogas, ministrada pelo professor doutor Antônio Carlos Brandão. Ele enfatizou que o Brasil é um dos maiores consumidores de bebida do mundo e, que, estatisticamente, 40% dos crimes aumentam no verão e fins de semana.
Segundo Brandão, as drogas estão no centro da corrupção política, criminalidade e violência, individualismo exacerbado, programação da TV, materialismo, consumismo, baixa qualidade da educação e pobreza moral e cultural. “Como vou ter se eu não posso ter?”, indagou, frisando que a falta de oportunidades iguais e de políticas públicas de prevenção contribuem para que o cidadão embarque no risco suicida que as drogas representam.
Não por curiosidade, destacou que o narcotráfico movimenta um trilhão de dólares em todo o mundo e o Brasil se posiciona como o maior consumidor de crack e segundo maior consumidor de cocaína.
De forma descontraída, para retratar cenas do cotidiano de trabalho, a Sipat contou com encenação da Companhia de Teatro ‘Até q Enfim’, com peça em referência à importância do descanso noturno para uma vida saudável e de empregar as redes sociais e o celular em excessos. Também abordou meios para a prevenção dos acidentes de percurso e uso de equipamentos de segurança no setor.
Em outro momento, o coordenador da Companhia, Alexandre Helfer, falou sobre postura corporal, destacando a capacidade que o cérebro humano tem de projetar defeito nas outras pessoas. “Toda mudança parte do princípio de que você deve se observar, pois o cérebro lê a postura de todo mundo, o tempo todo e, essa, interfere no emocional”, ponderou.
Autor de vários livros, o professor Hani Awad, que ministra palestras por toda a América Latina, também compôs a programação. De família humilde, argumentou que quando se desempenha um trabalho com alegria, sabedoria e segurança, o sucesso é consequência. Disse que não é preciso se preocupar como os outros te veem, mas como você realmente é: “O espelho está te mostrando. Você não é palhaço, mas pode aprender com o palhaço a tornar a vida mais colorida, divertida, pois na vida tem duas oportunidades, levantar com o pé direito ou esquerdo, ser herói ou vilão, trazer escuridão ou luz para sua vida”.
Outro assunto em voga foi orçamento doméstico. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Maria Denardi, aplicou um teste para que cada um pudesse ter noção de como administrar as finanças. A docente esclareceu que o orçamento doméstico é um método para avaliar e detalhar formas específicas de renda e despesa, e envolve renda disponível, planejamento e controle de gastos, definição das necessidades e eleição das prioridades: “Trata-se de uma prática comum de toda e qualquer empresa e a família é uma empresa”.
Para encerrar os trabalhos, todos foram convidados para um almoço de confraternização, com direito a jogo de futebol - competição com a equipe da Unipar de Umuarama, sorteio de brindes e animação musical com a banda dos funcionários. Houve, ainda, a primeira apresentação do coral Unipar, novo projeto da Universidade.