Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Ação do curso de Arquitetura e Urbanismo avalia acessibilidade
Paranavaí: Ação do curso de Arquitetura e Urbanismo avalia acessibilidade
Publicado em: 06/06/2014 às 17:00
Em simulação, estudantes puderam viver os desafios enfrentados por pessoas com limitações físicas
Para compreender melhor situações vividas por pessoas com deficiências físicas, estudantes do 2º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizaram simulações na disciplina de Desenho Projetivo II e Arquitetura Inclusiva. A proposta partiu das professoras Ana Paula Rodrigues e Thais Pereira.
Com o tema ‘Portadores de necessidades especiais e acessibilidade’, a atividade foi bastante produtiva. “O objetivo foi levar o estudante a reconhecer, experimentar os espaços da Universidade na condição de uma pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência visual”, diz a professora Ana Paula.
Para isso, uns usaram vendas nos olhos e outros cadeiras de roda. Em grupos – cada um representando um tipo de deficiência – percorreram vários ambientes do Câmpus, avaliando a acessibilidade de cada um.
“Calçadas com buracos, desníveis, falta de rampas de acesso e sinalização são problemas que a arquitetura inclusiva tende a eliminar. O número de pessoas com mobilidade reduzida no Brasil é muito grande e crescente. Segundo o último censo demográfico do IBGE, 23,9% da população brasileira declararam ter pelo menos uma das deficiências investigadas”, informa a professora.
“Desta maneira, foi possível conscientizá-los da dificuldade que essas pessoas possuem no dia a dia e da responsabilidade social que o profissional arquiteto tem no desenvolvimento de espaços”, completa a professora Thais.