UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Ação do curso de Arquitetura e Urbanismo avalia acessibilidade

Publicado em: 06/06/2014 às 17:00

Em simulação, estudantes puderam viver os desafios enfrentados por pessoas com limitações físicas

Com olhos vendados, estudantes percorrem espaços
Com olhos vendados, estudantes percorrem espaços
Em grupos, estudantes analisam obras de acessibilidade no Câmpus
Durante simulação, estudantes se ajudam
Estudantes que participaram da simulação

Para compreender melhor situações vividas por pessoas com deficiências físicas, estudantes do 2º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizaram simulações na disciplina de Desenho Projetivo II e Arquitetura Inclusiva. A proposta partiu das professoras Ana Paula Rodrigues e Thais Pereira.

Com o tema ‘Portadores de necessidades especiais e acessibilidade’, a atividade foi bastante produtiva. “O objetivo foi levar o estudante a reconhecer, experimentar os espaços da Universidade na condição de uma pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência visual”, diz a professora Ana Paula.

Para isso, uns usaram vendas nos olhos e outros cadeiras de roda. Em grupos – cada um representando um tipo de deficiência – percorreram vários ambientes do Câmpus, avaliando a acessibilidade de cada um.

“Calçadas com buracos, desníveis, falta de rampas de acesso e sinalização são problemas que a arquitetura inclusiva tende a eliminar. O número de pessoas com mobilidade reduzida no Brasil é muito grande e crescente. Segundo o último censo demográfico do IBGE, 23,9% da população brasileira declararam ter pelo menos uma das deficiências investigadas”, informa a professora.

“Desta maneira, foi possível conscientizá-los da dificuldade que essas pessoas possuem no dia a dia e da responsabilidade social que o profissional arquiteto tem no desenvolvimento de espaços”, completa a professora Thais.

Redes sociais>