Você está aqui: Notícias > Unipar colabora para o sucesso do Dia do Desafio
Unipar colabora para o sucesso do Dia do Desafio
Publicado em: 05/06/2014 às 17:50
Umuarama, Cascavel, Toledo, Paranavaí e Francisco Beltrão fizeram bonito no dia do ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’
Com parcerias, o Sesc promove anualmente o Dia do Desafio (última quarta-feira de maio). Em todas as edições, a Unipar marca presença, participando e/ou monitorando atividades com a força do curso de Educação Física. O objetivo é combater o sedentarismo. Vale dançar, pular, correr, pedalar, jogar... A campanha é mundial e é realizada com uma competição entre países. A proposta é convidar, estimular a população a praticar nesse dia, no mínimo, 15 minutos de exercícios físicos. O resultado depende da mobilização: a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Confira como foi em Umuarama, Cascavel, Toledo, Paranavaí e Francisco Beltrão (Cianorte e Guaíra não entraram na disputa).
Em Umuarama Mais de 250 estudantes do curso de Educação Física, orientados por professores, foram mobilizados para monitorar as atividades em empresas, entidades e academias públicas, além de praças, escolas e hospitais. A cidade disputou com o município de Jutiapa, da Guatemala, e fez bonito, outra vez. De acordo com o Sesc, 64.005 pessoas, o que corresponde a 63,58% da população umuaramense, se ‘mexeram’ nesse dia. A coordenadora do curso, professora Silvia Sarto, acompanhou os trabalhos.
Em Cascavel Valeu dançar, pular, correr, só não valeu ficar parado. E a proposta foi cumprida: 73% da população aderiram aos 15 minutos ininterruptos de atividades físicas, registrando a participação via e-mail, linha telefônica 0800 ou telefones de órgãos oficiais da cidade. Na Unipar, funcionários, professores e acadêmicos também se comprometeram. E na cidade, tanto no Lago Municipal, sede das atividades, como nas empresas e instituições que receberam os educadores físicos do Sesc. Cascavel, que participa da 14ª edição, concorreu com a cidade de Mixco, na Guatemala. E venceu.
Em Toledo O desafio foi contra a cidade de Léon, também da Guatemala. Um grupo de estudantes de Educação Física foi escalado para ministrar atividades de alongamento e relaxamento aos colegas de curso e também aos funcionários da Unidade; também colaboraram no CEEBJA, instigando os professores a se mexer; mais de 200 participaram. A cidade saiu-se vencedora; 51,38% da população foi mobilizada, segundo dados levantados pelo Sesc.
Em Paranavaí A Unidade recebeu os acadêmicos de Educação Física da Unespar-Fafipa, que mobilizaram cerca de 300 estudantes da Instituição. Neste ano, a cidade competiu com Jovellanos, de Cuba; embora houve bastante esforço por parte dos organizadores, não venceu.
Em Francisco Beltrão Os moradores fizeram bonito: ganharam todos os desafios; 14 edições. Neste ano, a competição foi contra Salama, também da Guatemala. Para as atividades, a população contou com a força dos alunos do curso de Educação Física: cerca de 20 atuaram, fazendo ‘se mexerem’ funcionários da Unidade e transeuntes do Calçadão Central. Francisco Beltrão ganhou com cerca de 45,28% contra 8,01%.