Você está aqui: Notícias > Guaíra: Enfermagem conquista prêmio Victor Valla de Educação Popular
Guaíra: Enfermagem conquista prêmio Victor Valla de Educação Popular
Publicado em: 04/06/2014 às 17:30
A premiação aconteceu durante o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde, em Brasília/DF
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, comemora a conquista do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, em reconhecimento ao projeto de extensão realizado em 2011 – ‘Educação popular em saúde voltado à prevenção de drogas: Formação de agentes multiplicadores’. O projeto ficou em 5º lugar nas fases pesquisa e sistematização.
“Estamos lisonjeados. Esse prêmio vem demonstrar o quanto é importante e necessário plantar boas sementes, porque agora estamos colhendo excelentes frutos dos trabalhos executados com dedicação, amor e sabedoria”, exclama a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia.
Ela ressalta a importância que os parceiros e a enfermeira Marileisa Barbosa tiveram durante o projeto: “Agradeço por todo esforço durante esses anos que trabalhamos com o projeto nas escolas”.
Também diz que o homem que deu nome ao prêmio é inspirador. “Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde e deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde”, informa.
A premiação aconteceu durante o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde (de 22 a 24/05), realizado em Brasília/DF.
O evento foi aberto pelo secretário geral da Presidência da República, Silvino Heck. Também houve o lançamento do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas, com a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da pedagoga Nita Freire, entre outros representantes dos ministérios da Saúde e da Educação.
“Esse evento nos fez repensar em nossas práticas da Educação Popular em Saúde, relação ao diálogo, construção compartilhada, problematização, compromisso com o projeto político democrático popular e a emancipação”, emenda a professora.