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Mestrado: Estudantes da Unipar e da UEM interagem em Simpósio
Publicado em: 30/05/2014 às 18:03
Evento promovido pela Universidade Paranaense se consolida com um dos mais importantes do Estado
Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o 9º Simpósio em Biotecnologia e Mostra de Trabalhos Científicos, promovido pelo programa do mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar, superou as expectativas (em 17/05). O evento reuniu mais de 120 participantes, entre estudantes do mestrado e dos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina e Química, além de alunos da UEM, Câmpus Umuarama.
No período da manhã, os trabalhos começaram com dois minicursos, realizados simultaneamente. Para falar sobre ‘Meio ambiente x questão energética: inimigos ou amigos?’ foi convidado o professor doutor Cleber Lindino, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Da Coordetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) veio a professora doutora Tatiane Cristina Albuquerque Alves, que discutiu ‘Biotecnologia e Bioinformática na busca de genes candidatos à resistência às principais doenças da soja’.
À tarde, o evento continuou com o tema ‘Nanotecnologia em prol da agricultura’, proferido pela professora doutora Sonia Tomie Tanimoto, da Unicesumar; ‘Estratégias para obtenção de altos rendimentos de grãos na cultura do milho’ foi tema abordado pela professora Mariana Alves de Oliveira, da UEL (Universidade Estadual de Londrina).
A Mostra de Trabalhos também contemplou assuntos relacionados aos temas, acirrando os debates entre os participantes. Foram mais de 20 pôsteres, expondo estudos dos mestrandos da Unipar. Os organizadores comemoram os objetivos alcançados. “Estamos muito satisfeitos com o resultado”, exclamou o coordenador do mestrado, professor doutor Nelson Colauto, ressaltando que houve expressivo intercâmbio de conhecimentos, principal meta do evento.
“A cada ano que passa nosso Simpósio se consolida como um dos mais importantes da biotecnologia do Estado, em que estudantes e profissionais têm a oportunidade de discutir assuntos que estão sendo pesquisados e outros que poderão ser pesquisados”, avalia.