UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Equipe de Psicologia palestra sobre cuidado à saúde do cuidador

Publicado em: 30/05/2014 às 16:48

Atividade aconteceu na USE do bairro Aclimação e fez parte do projeto de extensão Sala de Espera

Tema contempla cuidadores e pacientes
Tema contempla cuidadores e pacientes
Acadêmicas de Psicologia participam do projeto na USE

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou atividade diferenciada na USE (Unidade de Saúde Escola) do bairro Aclimação. As acadêmicas, que integram o projeto de extensão Sala de Espera, ministraram palestra com foco na importância de Cuidar do Cuidador. As mães, que são as primeiras cuidadoras por excelência, receberam orientações específicas sobre autoestima e autocuidado e assistiram a vídeos.

A responsável técnica, Monique Färber, acompanhou os trabalhos e destaca que, quando se fala em cuidado, os pacientes acamados ou idosos exigem uma atenção especial, que demanda de seus cuidadores, além da competência técnica, disponibilidade e preparo emocional. Neste contexto, a palestra falou de fatores necessários para garantir a qualidade de vida do cuidador, como tempo para cuidar de sua própria saúde e para realização de atividade física, participar de grupos de apoio psicológico e espiritual, planejar o dia e as atividades e, principalmente, pedir e aceitar ajuda.

Segundo as acadêmicas Claudiana Souza e Bárbara Nathalia Ferreira, que participam do projeto, sair do meio acadêmico teórico para esta experiência possibilita um maior entendimento da realidade que a população está inserida, contribuindo para o processo de formação, já que associa teoria à vivência. “Abordar a temática do bem-estar do cuidador neste ambiente é muito relevante, uma vez que são estes que aguardam atendimento ou, por vezes, vem reservar o atendimento para a pessoa que cuidam”, justifica.

Para a cuidadora Laurea Ximendes, 74 anos, propiciar essa reflexão na sala de espera é vantajoso, pois permite pensar sobre o que tem feito para o seu bem-estar e para conviver melhor com o paciente: “Não é fácil cuidar sozinha, é difícil conseguir tempo pra mim, são dicas que ajudam muito”. Já para a cuidadora Marlene da Silva Matos, 36 anos, “durante o atendimento ao paciente é necessário dedicação total, mas fora deste ambiente é mais que necessário cuidar de si mesmo, ter equilíbrio e fazer coisas que gosta e que dão prazer”.

Redes sociais>