Cascavel: Fórum Pedagógico de Psicologia discute nova matriz curricular
Publicado em: 29/05/2014 às 15:01
Instalado há 14 anos na Unidade, curso que é nota quatro no Enade e no CPC inova ainda mais o seu potencial
Os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar se reuniram para mais um grandioso evento, o 10º Fórum Pedagógico, que fez uma retrospectiva dos 14 anos do curso, em Cascavel, e discutiu a implantação da nova matriz curricular. A proposta desta edição foi reunir vários professores para iniciar uma conversa sobre o processo da graduação.
A coordenadora, professora Clarice Catelan, promoveu reflexão sobre a temática ‘De que profissão falamos?’, fazendo um apanhado histórico da profissão, desde a regulamentação no Brasil, em 1962. Também falou da criação da Unipar, em 1970, quando iniciou seus trabalhamos como Associação Paranaense de Ensino e Cultura.
Entre os diferenciais, pontuou o título de Universidade, conferido à Unipar em 1993, envolvendo, além do ensino de qualidade, a produção de pesquisa científica e as atividades de extensão desenvolvidas junto à comunidade. A trajetória inclui a abertura do curso de Psicologia em Umuarama, em 1989, e o início do curso na Unidade de Cascavel, em 2000.
Sua fala adentrou às bases legais do curso: resoluções que regulamentam a profissão e a matriz curricular, falando também das ênfases de formação em Processos Clínicos e em Prevenção e Promoção de Saúde, que passa a se chamar Processos Psicossociais. A docente ressaltou, ainda, a importância do CPA (Centro de Psicologia Aplicada), enquanto local para orientações, prática e armazenamento de materiais e instrumentos da Psicologia.
Considerando que o curso é destaque nas últimas avaliações, com nota quatro no Enade e quatro no CPC (Conceito preliminar de curso), as mudanças visam aperfeiçoar ainda mais a formação em Psicologia. Na linha de apresentação, a professora Patrícia Novaki esclareceu a nova matriz curricular por série, explicando cada disciplina e carga horária. Também apresentou a formação de cada professor (especializações e mestrados), inclusive os não psicólogos.
Para explicar sobre os estágios em cada série foi convidada a professora Helena Leandro. Sobre o Estágio Básico I disse que o objetivo é conhecer as técnicas e rotinas do psicólogo; já o Estagio Básico II visa nortear a construção de hipóteses diagnósticas de intervenção; e os estágios específicos, principal mudança, busca a ampliação da concepção do “lugar” ocupado pela clínica (5ª série), associados à Unipar, já neste ano, estão o Casmi, Ceacri e Paid. Outra inovação é a habilitação em licenciatura, em que o aluno poderá optar por este adicional a partir da 3ª série.
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, prestigiou o evento. Em seu discurso enalteceu a Psicologia como a principal profissão do mundo moderno, devido às diversas transformações que acontecem todos os dias. “É importante discutir o curso, sua matriz e a Psicologia em si, colocando o entendimento de onde estamos e para onde vamos como essencial para a formação profissional. Curso bom é bem discutido e entendido”.
O professor chamou a Psicologia de curso tendência, o que aumenta a exigência de mercado. Portanto, o objetivo é formar profissionais de qualidade, atendendo à necessidade do mercado e sabendo sempre da grande responsabilidade deste profissional que atua com pessoas: “Abracem a profissão de vocês com comprometimento e paixão”.