Você está aqui: Notícias > Estudantes de mestrado defendem dissertações
Estudantes de mestrado defendem dissertações
Publicado em: 18/05/2010 às 16:03
Neste início de ano, vinte e um alunos já estão comemorando o título de mestre pela Universidade Paranaense
Missão cumprida. Estudantes dos programas de mestrado da Universidade Paranaense – UNIPAR estão comemorando o encerramento das aulas. De março para cá, dez alunos defenderam dissertações no curso de Ciência Animal, oito em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e três em Direito Processual e Cidadania.
De Biotecnologia, André Luiz da Silva foi o primeiro (em 01/03). Dissertou sobre a ‘Caracterização Molecular e Variabilidade Genética de Cultivares Brasileiras de trigo, obtidas por marcadores Microssatélites’. O Professor doutor Ivan Schuster foi o orientador. A mestranda Patrícia Inês Chapla também defendeu sua dissertação com o tema ‘Estabilidade da Qualidade de Panificação em Trigo, e Associação com a Composição de Gluteninas de alta massa Molecular (em 10/03).
No mesmo curso, também já defenderam suas dissertações os mestrandos Joseslange Silveira (07/04), Míria Benetati Delgado Bertéli (12/04), Sandra Márcia de Almeida e Henrique Tanaka (13/04), Paulo Roberto Peres Kiihl (23/04) e Deborah Bortolucci Hartmann (06/05).
Para Henrique Tanaka, o curso proporcionou o crescimento da sua visão de pesquisador. “Com certeza esses anos de estudos me trouxeram capacitação profissional. Tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos na linha de pesquisa e produção sobre cogumelos comestíveis e medicinais.”.
No mestrado de Ciência Animal, Franciele Rossandra Piassa defendeu a pesquisa ‘Prevalência e fatores de risco para a infecção pelo Toxoplasma gondii em granjas de reprodutores suídeos’, orientada pelo professor doutor Aristeu Vieira da Silva.
Na mesma área, passaram também pelas defesas os mestrandos Jacqueline Batista de Araújo (02/03), Duarte Alves de Araújo (11/03), Robson José de Melo (13/03), Oriel Prado Corrêa (19/03), Wagner Nanni (26/03), Jorge Fernandes de Azevedo (15/04), Catchia Hermes Uliana (22/04), Kelli Cristina Martini (26/04) e Elaine Gil Moreschi (13/05).
A primeira apresentação do mestrado de Direito Processual e Cidadania foi da aluna Maristela Hirt (16/04). Sob a orientação do professor doutor Jônatas Luiz de Paula dissertou sobre ‘A Eficácia Executiva do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental’. Em seguida, defenderam Paulo Roberto Pegoraro (23/04) e Kleber de Oliveira (30/04).